Uma bebê de 4 meses morreu engasgada na tarde desta quinta-feira (20) em Apucarana. A criança recém-nascida foi levada pela mãe à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas já chegou em óbito.A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde de Apucarana, Guilherme de Paula.Segundo ele, a criança engasgou com o leite materno. A mãe, que mora no Jardim Ponta Grossa, ligou para o Serviço de Atendimento Móvel da Urgência (Samu). No entanto, em desespero, ela decidiu levar a bebê por conta própria até a UPA. O Samu chegou junto com a mãe e confirmou o óbito. Segundo ele, a secretaria presta apoio à mãe da criança.
Jandaia do Sul garante cursos do Qualifica Paraná
O município de Jandaia do Sul foi contemplado com o programa Qualifica Paraná 2025, iniciativa do Governo do Estado, que busca capacitar profissionais. O programa vai abrir duas turmas do curso de Técnica de Costura Industrial, nos períodos da tarde e noite.
As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 (turno da tarde) e das 18h30 às 22h30 (turno da noite), com início em 25 de março. Os participantes poderão receber uma bolsa auxílio de até R$ 1.000,00, desde que cumpram as etapas exigidas pelo programa. As inscrições estão abertas em link no site da Prefeitura de Jandaia do Sul. Mais informações na Agência do Trabalhador, ou pelo whatsapp: (43) 3432-4277.
Arapongas abre chamada pública para alimentos
A Prefeitura Municipal de Arapongas abriu chamada pública para a aquisição de alimentos da Agricultura Familiar e Empreendedor Familiar Rural. Os itens alimentícios serão destinados para a composição da merenda escolar de toda a rede municipal de Ensino - em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE; referente a março de 2025 até março de 2026.
Os interessados devem apresentar a documentação para habilitação e projeto de venda no dia 10 de março de 2025, às 14h30, na sede da Prefeitura de Arapongas, situada na Rua Garças, nº 750 – Centro. Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Educação.
MP recomenda prefeitura da região a não oferecer carona
A Prefeitura de Califórnia divulgou nota esclarecendo que o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) recomendou que seja determinado aos condutores dos veículos destinados ao transporte escolar no município de que não ofereçam caronas a pessoas que não sejam estudantes. A medida reforça que o transporte escolar é exclusivo para alunos da Rede Municipal e Estadual de Educação.
A recomendação administrativa nº 02/2024 também estabelece que todos os veículos utilizados para o transporte escolar circulem com cartazes colados no para-brisa contendo a informação: “É proibido carona”. A exigência visa garantir a segurança dos estudantes e a correta utilização dos serviços públicos.