CIDADES

min de leitura - #

Bebê resgatado de mata após 40h deve receber alta hospitalar hoje

Da Redação

| Edição de 19 de agosto de 2024 | Atualizado em 19 de agosto de 2024
Imagem descritiva da notícia Bebê resgatado de mata após 40h deve receber alta hospitalar hoje

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Omenino Arthur de Lima, de 2 anos, deve receber alta hoje pela manhã do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul, para onde foi levado após ser encontrado na tarde de domingo. O menino ficou desaparecido por mais de 40 horas em uma região de mata em Cambira e mobilizou uma operação de busca e salvamento com mais de 130 pessoas, entre agentes das forças de segurança do Estado, equipes especializadas e voluntários.

As buscas pelo menino mobilizaram uma força-tarefa composta por homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Defesa Civil, Exército e voluntários civis e também agentes que estavam de folga. Drones com câmeras termais e cães farejadores, além de um helicóptero da PM, foram utilizados na operação.

O menino foi encontrado por um voluntário, que ouviu um choro de criança. Apesar de desidratado e, para surpresa das equipes, Arthur apresenta boas condições de saúde. Segundo o hospital, o menino passou por exames de sangue e uma raio-x de pulmão, que não apresentaram alterações. “A criança segue internada por conta da forte desidratação. Está ativo e reativo”, afirma enfermeira Márcia Santos.

Morador de Cambira há 38 anos, Mauro Pereira de Souza foi quem encontrou o pequeno Arthur. O voluntário estava desde a tarde de sexta-feira (16) atuando nas buscas. Para ele, o único herói da situação é Deus. “O herói é Deus. Deus me deu o dom para encontrar essa criança. Fico muito alegre por ele estar vivo, porque criança é um pedaço da gente. Sem as crianças no mundo, não tinha alegria”, afirma.

Mauro relata que encontrou a criança por volta das 13h45 e que ele estava fraco. “Ele estava desnutrido e não conseguia nem levantar mais. Ele levantava e caía. Se ele ficasse mais uma noite perdido, ele ia falecer”, acredita.

De acordo com o capitão Wallacy Araújo, do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana, três bombeiros estavam com o cambirense no momento do resgate, e o possível quadro de desidratação da criança era o fator mais preocupante.

“De acordo com relatos da equipe que encontrou essa criança, ela chorou ao ver água. E essa era nossa maior preocupação, apesar de que a gente sabe do risco de ser mordido por um animal silvestre, de ter alguma queda, a gente estava esperando que não tivesse nenhum trauma, mas a desidratação em decorrência do tempo percorrido desde o início do desaparecimento era o fator que mais nos preocupava”, disse o capitão.

O bombeiro ressaltou que Arthur deixou rastros com pegadas, o que acabou facilitando as equipes de buscas. “[A criança] foi encontrada em uma área rural, praticamente numa divisa entre essa propriedade e a vizinha. Em termos de raio, ela foi encontrada a cerca de 500 metros do ponto inicial, mas já no dia de ontem, havia pegadas a 800 metros. Ou seja, ele não seguiu um caminho linear “, explicou.

Mãe agradece agentes e voluntários

Ainda emocionada com o resgate, a mãe de Arthur, Adriana Marques, agradeceu anteontem aos voluntários e socorristas que encontram seu filho. “Estou agora em paz”, disse. Ele afirmou que foi muito angustiante esses quase dois dias sem notícias do filho. 

Segundo a mãe, as primeiras horas do desaparecimento foram de desespero, porque não havia rastros da criança. Ela resume em uma palavra o trabalho dos bombeiros, policiais e voluntários. “Gratidão”.

Em relação ao voluntário que encontrou Arthur, ela disse que havia falando com ele na noite de anterior. A esse homem, ela agradece especialmente. “Muito obrigada de coração”.

LINHA DO TEMPO
SEXTA-FEIRA
Arthur sumiu por volta das 18 horas. Ele brincava em frente da casa – a família mora em uma propriedade rural de difícil acesso, distante cerca de 10 km do asfalto. As buscas começam às 20 horas e seguem durante toda à noite.
SÁBADO
No sábado, reforços são enviados à propriedade rural. O Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) do Corpo de Bombeiros chega de Curitiba, equipes da PM, Polícia Civil, Defesa Civil, um batalhão do 30º BIMec e vários voluntários reforçam as equipes de busca. Drones e cães farejadores são colocados na busca. Pegadas são encontradas.
DOMINGO
Por volta das 13h45, Arthur é encontrado perto de um córrego em uma área de mata. Com quadro de desidratação, a criança foi encaminhada de helicóptero para o Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul. O menino foi encontrado em um raio de 500 m da casa.