Nos últimos seis anos, mais de 66 mil mudas de plantas nativas foram distribuídas pelo Viveiro Municipal de Apucarana aos moradores da cidade. O número equivale a 30 unidades por dia. Atualmente, são mais de 80 mil mudas cultivadas no espaço que, neste Dia Mundial do Meio Ambiente, se destaca como exemplo de preservação ambiental.
A unidade, mantida pela Secretaria da Agricultura em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, abriga mais de quarenta espécies de plantas nativas como árvore samambaia, ipê, brinco de índio, palmeiras, rosedal, oiti, entre outras. Essas espécies são específicas para serem plantadas em frente às casas, pois além da sombra, oferecem menos riscos de danificar as estruturas urbanas, como muros e calçadas. O viveiro também fornece mudas de plantas frutíferas como figo, jabuticaba, abacate, entre outras.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Bobig, o viveiro foi criado na década de 1990, por meio de um convênio com o Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com a finalidade de cultivar árvores nativas para recomposição de mata ciliar e reserva legal. “Eu entrei na prefeitura em 1997 para trabalhar no viveiro”, conta.
Atualmente, o foco do viveiro é a arborização urbana com a produção de plantas na própria unidade e também com recebimento de mudas por compensação, ou seja, a remoção de uma árvore resulta na doação de cinco novas mudas ao viveiro. Conforme Bobig, o processo de arborização da cidade é importante pois as árvores desempenham muitas funções no meio ambiente, como reduzir a temperatura, filtrar a radiação solar, evitar erosão do solo e funcionam como barreira visual e sonora. “Nosso impacto no meio ambiente é grande, principalmente pelo uso de veículos e a árvore faz seu papel de absorver carbono. Se em frente de toda casa tivesse uma árvore, em Apucarana são mais de 60 mil imóveis, acredito que conseguiríamos muitos benefícios”, ressalta.
As mudas do viveiro são fornecidas gratuitamente e cada apucaranense tem direito a receber dois exemplares de árvores apenas apresentando o CPF na sede da Secretaria da Agricultura, ao lado da Prefeitura, ou na Secretaria de Meio Ambiente, no Parque Jaboti. A retirada das mudas deve ser feita no próprio viveiro, que fica na Avenida Mato Grosso, no Jardim Ponta Grossa.
MEIO AMBIENTE
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma das ações previstas em Apucarana será o plantio de árvores nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil. “Vamos plantar 250 mudas, entre ipês, oitis e resedás. A escolha da variedade dependerá do espaço disponível em cada unidade escolar”, explica o secretário do meio ambiente, Sérgio Bobig. (COM ASSESSORIA)
Apucarana no top 3 de sustentabilidade
O Viveiro Municipal promove um dos programas que levaram Apucarana ao top 3 da sustentabilidade no Paraná, conforme foi aferido em 2023, por meio do Prêmio Band Cidades Excelentes.
O município é referência em gestão ambiental com ações como o Feira Verde – troca de recicláveis por cestas de hortifrutis -, educação ambiental nas escolas, preservação de nascentes, repovoamento de rios e lagos com alevinos, além de serviços como recolhimento de pneus, lâmpadas e embalagens de agroquímicos.
O prefeito Junior da Femac lembra que todo este trabalho foi avaliado por entidades reconhecidas nacionalmente. “No ano passado, Apucarana foi finalista estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, ficando entre os três melhores municípios – com mais de 100 mil habitantes – em sustentabilidade no Paraná”, reforça Junior da Femac. Apucarana também já havia ganho, em 2021, o Prêmio Gestor Público Paraná com o Programa Apucarana Mais Verde.
“As premiações colocam Apucarana na frente de várias cidades com tradição de gestão ambiental no estado. Nossa cidade tem hoje um planejamento de ações, com políticas públicas efetivas, zelando pelo meio ambiente e respeitando as leis que regem o setor”, pontua Junior da Femac.
AÇÕES E PROGRAMAS
APUCARANA MAIS VERDE
Programa prioriza logística reversa para garantir recolhimento de correta de pneus (260 mil unidades recolhidas), lâmpadas e embalagens
de agroquímicos
FEIRA VERDE
Promove a troca de materiais recicláveis por alimentos frescos, incentivando a agricultura familiar e reduzindo descarte incorreto
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Bosque Municipal de Apucarana é utilizado como unidade de educação ambiental e recebe estudantes
PRESERVAÇÃO DE NASCENTES
Projeto iniciado na nascente do Córrego Ouro Fino pelo Programa de Hortas Solidárias foi abraçado pela UTFPR como projeto de extensão