Na manhã de ontem, a Praça Rui Barbosa, em Apucarana, foi o palco da Carreta de Cultura do Sesi, que trouxe apresentações artísticas para alunos da rede municipal. A atividade faz parte do encerramento do projeto “Bonetizando”, iniciativa que contou com a participação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Bonés e Vestuário, do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), da Prefeitura de Apucarana e da Autarquia Municipal de Educação (AME) com objetivo de apresentar aos estudantes o ciclo produtivo do boné.
Iniciado em março, o projeto Bonetizando envolveu 1.430 estudantes, matriculados nas turmas de 3º ano das 36 escolas municipais de Apucarana. “Por meio dele, as crianças participaram de aulas sobre a história e a economia de Apucarana, visitaram o Monumento ao Boné e também algumas indústrias de confecção, para verem de perto como se dá a produção do acessório que rendeu ao nosso município o título de Capital Nacional do Boné. A vinda da Unidade Móvel de Cultura da FIEP, essa semana, coroou o projeto,” disse a secretária de educação, Marli Fernandes.
“Essa iniciativa juntou duas coisas que Apucarana faz com excelência: a nossa educação, que é a melhor do Paraná e uma das melhores do Brasil, e o nosso polo de confecções, que é o maior do estado. Durante o projeto, nós levamos as crianças para visitar as fábricas de bonés da cidade, onde muitos dos seus pais, mães, irmãos e avós trabalham. Com isso, os estudantes ampliaram seus conhecimentos e os trabalhadores do setor de confecções sentiram-se valorizados, gerando uma sinergia maravilhosa,” acrescentou o prefeito Junior da Femac.
A representante do Sivale, Sueli Marcon, classificou o projeto Bonetizando como inovador. “Abrir as portas das fábricas para as crianças foi muito satisfatório para os colaboradores e empresários. Em geral, nós só recebemos clientes, fornecedores e auditores. Então, os meninos e meninas trouxeram leveza e alegria ao nosso ambiente de trabalho,” afirmou.
“A nossa ideia, ao propormos esse projeto ao prefeito Junior da Femac, era levar a nova geração para conhecer tudo o que acontece na indústria do vestuário, que é o DNA do nosso município. Os empresários empolgaram-se com as visitas e o projeto foi um sucesso,” avaliou o presidente do APL, Jayme Leonel.
Depois de assistirem às aulas e visitarem às indústrias, os estudantes foram convidados a produzirem redações e desenhos, para mostrar um pouco daquilo que aprenderam. “Uma comissão julgadora elegeu a ilustração que melhor representou o tema ‘Bonetizando: de Apucarana para o mundo.”
O desenho vencedor, que foi utilizado para estampar um boné, será revelado durante a cerimônia de encerramento do projeto, nesta sexta-feira (30), às 19 horas, no ginásio de esportes Lagoão,” adiantou a secretária de educação de Apucarana, Marli Fernandes.