Profissionais dos programas de residência estão sendo preparados para prestar cuidados paliativos na saúde pública em Apucarana. Acompanhamento humanizado que se estende não apenas a pacientes em fase terminal, mas também em situações de doenças crônicas e que necessitam de assistência contínua. O tem foi discutido ontem no polo UAB, durante encontro integrativo do programa de residências da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). A capacitação envolveu médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, farmacêuticos, educadores físicos e assistentes sociais. O evento destacou a importância do atendimento multidisciplinar.
Arapongas tem 1.403 casos confirmados de dengue
Arapongas contabiliza 1.403 casos positivos de dengue e um óbito. Os dados são do Informe Epidemiológico de 17 a 30 de agosto, divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde.
O informe ainda tem o registro de sete casos confirmados de chikungunya, que também é transmitida pelo Aedes aegypti. Para o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, mesmo que os índices estejam baixos, é preciso continuar com os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. “Nunca deixe água parada no quintal. Não podemos descuidar”, disse.
Incêndio atinge costelaria no centro de Apucarana
Um incêndio em uma costelaria situada na Avenida Curitiba, no centro de Apucarana, mobilizou ontem equipes do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, apesar de algumas pessoas terem inalado fumaça, ninguém ficou ferido no local. O fogo foi controlado por funcionários do estabelecimento comercial que usaram extintores. Os bombeiros chegaram logo depois para realizar o trabalho de rescaldo.
Prefeito Rafael Cita repassa veículo para Apae
O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), formalizou na terça-feira (2) a cessão de uso de um veículo para o fortalecimento dos serviços prestados pela Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais de Arapongas (Apae). O termo que disponibiliza o Renault Kardian, adquirido com recursos de emenda do deputado deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR). O presidente da Apae Arapongas, Luiz Antônio Sartorio, ressalta que parcerias como esta com a prefeitura são importantes para poder viabilizar as atividades das entidades.
Cemsa recebe novo lote de medicamentos
O Centro Municipal de Saúde Animal da Prefeitura de Apucarana (Cemsa) recebeu nesta semana um lote de medicamentos que reforça o atendimento prestado aos 150 cães e 70 gatos tutelados atualmente pelo setor. O investimento, com recursos municipais, é na ordem de R$ 242 mil. A aquisição pública inclui fármacos utilizados no controle de endoparasitas, como carrapatos e pulgas, que representam risco à saúde animal.