CIDADES

min de leitura - #

Catedral de Apucarana agora é Basílica Menor: o que muda?

Cindy Santos

| Edição de 05 de novembro de 2024 | Atualizado em 05 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No mês passado, o Papa Francisco oficializou o título de Basílica Menor para a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana. Mas o que muda com esse novo status da igreja? Segundo o padre Anderson Bento, que estuda teologia e ciência patrística junto ao Instituto Patrístico Agostiniano em Roma, o documento de concessão do título determina direitos e deveres à Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora de Lourdes. Em relação aos deveres está o uso do latim durante as celebrações e a realização de projetos sociais junto à comunidade, trabalho que já é feito. Já entre os direitos está a concessão de indulgência plenária aos fiéis.

“Uma cláusula interessante de deveres da basílica é a memória da língua litúrgica primordial da Igreja, que é o latim. Nas basílicas papais o latim é usado como um símbolo de universalidade, um símbolo de comunhão litúrgica com as demais basílicas, com as demais igrejas espalhadas pelo mundo todo, e também algumas, alguns cânticos, até mesmo algumas orações”, comenta.

Conforme o padre, o documento especifica que sejam feitas formações, instruções, projetos de ordem diversa na comunidade e trabalhos com os vários grupos sociais. “Isso acontece em nossa Catedral já de longa data, mas deve ser sempre intensificada agora com esse vínculo mais próximo com o Romano Pontífice, no sentido de que a caridade realizada na Igreja Basílica é uma extensão da mesma caridade exercida pelo Romano Pontífice”, assinala.

“Dentre os principais direitos que nós temos, e acredito que o maior de todos é a indulgência plenária em algumas ocasiões específicas que não são concedidas a outras igrejas mais àquelas que possuem esse título, como por exemplo, todo fiel que participa da Missa de São Pedro e São Paulo em uma igreja basílica recebe a indulgência plenária também na festa do titular”, assinala.

Segundo o padre Bento, existem pouco mais de 1,4 mil basílicas menores em todo o mundo. O título indica a elevação no grau de importância do templo religioso

DOM ROMEU ALBERTI

De acordo com o bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, o bispo Dom Romeu Alberti, que também comandou a diocese no passado, encaminhou o pedido para transformar a catedral em basílica no fim da década de 1970. “Padre Alexandro Chanceler, pesquisando nos documentos da Cúria, encontrou todo um processo: um pedido feito por Dom Romeu Alberti na década de 70 ou início de 80, solicitando esse título. Agora não sabemos o porque que isso não foi para frente”, comentou o bispo.

Durante sua visita a Roma, Dom Carlos levou uma coroa que foi abençoada pelo Papa Francisco e deve coroar Nossa Senhora de Lourdes durante a 6ª Romaria Diocesana, que será realizada em 9 de fevereiro, no Complexo Esportivo Lagoão, em Apucarana.

O documento assinado pelo Papa Francisco deve ser exposto na Catedral e depois no Museu da Diocese de Apucarana.