CIDADES

min de leitura - #

Celebração da Folia de Reis completa 66 anos em Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 02 de janeiro de 2025 | Atualizado em 02 de janeiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Centenas de devotos dos Três Reis Magos e foliões da Companhia de Reis Ireno Custódio Teixeira, vindos de várias cidades do Paraná e de outros estados, estão em caminhada desde quarta-feira (1º) na tradicional Festa dos Santos Reis, em Ivaiporã.

A celebração, que conta com 66 anos de história, quando Ivaiporã ainda era um distrito, deve percorrer mais de 100 lares ao longo de seis dias anunciando o nascimento do Filho de Deus.

A programação terá seu ponto alto na próxima segunda-feira (6), Dia de Santos Reis, com a chegada dos foliões na Capela Santos Reis, no Jardim Belo Horizonte, em Ivaiporã, às 16 horas, para o encerramento da festa.

Segundo Laíza Teixeira, gerente da companhia, a Folia de Reis é marcada pela devoção, cânticos e visitação às residências, celebrando a fé e mantendo viva uma das manifestações culturais mais importantes da cidade.

Laíza, que mesmo gestante de oito meses, faz questão de acompanhar desde o primeiro dia. “Nada impede porque a nossa fé nos move”, afirma.

Segundo Laiza, os foliões iniciaram a celebração na Capela Santos Reis e, em seguida, visitaram casas no sítio próximo ao IFPR.

Na programação dos próximos dias estão previstas visitas a aproximadamente 100 lares na cidade e nas comunidades de Severiano e Jacutinga.

Gaspar Reis Teixeira, cujo nome homenageia os Três Reis Magos, compartilhou sua ligação com a tradição. “Desde que nasci, toda a minha vida foi dedicada a essa tradição”, disse. Gaspar, filho de Ireno Custódio Teixeira e Cesarina Maria Teixeira, é um dos responsáveis por manter viva a celebração, que só foi interrompida durante o auge da pandemia de covid-19.

ORIGEM

A tradição das famílias devotas dos Três Reis Magos em Ivaiporã tem origem em Minas Gerais. “Meu pai veio de Poços de Caldas e trouxe essa devoção para Ribeirão do Pinhal, onde nasceram outros irmãos e deram continuidade aos Santos Reis. Quando se mudaram para Ivaiporã, a tradição seguiu firme”, contou Gaspar.

Paras as famílias, a devoção nos Três Reis Magos representa gratidão por bênçãos e milagres recebidos ao longo dos anos. “Muitas promessas foram atendidas e pessoas curadas através da bandeira dos Santos Reis. Essa tradição é motivo de união e agradecimento para nossa família e visitantes que participam”, explicou.

Este ano, cerca de 80 a 100 pessoas participam diariamente da Folia de Reis, incluindo moradores de Ivaiporã e de cidades como Guarulhos, Curitiba, Santos, São Sebastião, Bauru, Apucarana, Marumbi, Jardim Alegre e outras cidades da região.