Dos 177 colégios do Paraná que iniciam nesta sexta-feira (06) as consultas do programa Parceiro da Escola, cinco são da região. A votação para adesão ou não ao programa seguem no sábado (07) e segunda-feira (09). Participarão como votantes pais e responsáveis, estudantes acima de 18 anos, professores e funcionários. Os votos serão impressos e a votação simultânea em todas as escolas estaduais elegíveis para o projeto. O horário é das 8h às 20h30 na sexta e segunda-feira e das 8h às 17h no sábado.
Na região, a consulta pública será realizada em dois colégios de Apucarana: Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira (foto) e Colégio Estadual Nilo Cairo; dois de Arapongas (Colégio Estadual Antonio Racanello Sampaio e Colégio Estadual Unidade Polo) e um de Mauá da Serra (Colégio Estadual João Plath).
Mais de 3,7 mil estão aptos a votar na região, entre alunos, pais ou responsáveis e professores. A proposta gera polêmica. Enquanto o governo estadual defende a medida, a APP-Sindicato, que representa os professores, é contra a terceirização da gestão das escolas.