A Rua Clotário Portugal, área central de Apucarana, segue interditada hoje, no trecho entre as ruas Guarapuava e São Gerônimo devido a obras de manutenção. Segundo a Secretaria de Obras de Apucarana, a interdição é necessária para a realização de reparos em uma erosão no subterrâneo da via, que ocorreu após as chuvas do final de semana, no dia 18 de janeiro.
Segundo o secretário de Obras e Engenharia Civil, Mateus Franciscon Fernandes, o problema surgiu no último sábado. “A situação se agravou após novos temporais e a obra precisou ser realizada com urgência. Estamos trabalhando para liberar a via o mais rápido possível”, afirmou Mateus.
As obras começaram ontem, mas uma chuva forte no início da tarde impediu que a equipe do município continuasse os trabalhos. “Quando chove acaba indo muito volume de água no buraco e não dá para fazer o serviço. Conseguimos fazer uma parte no período da manhã, mas ainda falta o restante”, explicou o secretário.
O trânsito será desviado para a Rua Pio XII novamente, pois a rua deverá ser interditada hoje, quando, segundo Mateus, é previsto que as obras se encerrem caso o tempo permaneça estável.
“Estamos com as obras em andamento e a gente pretende finalizar amanhã (quarta-feira). Mas depende do tempo, com a chuva não conseguimos concluir o serviço”, disse.
Uma faixa chegou a ser liberada na Rua Clotário Portugal ontem após a chuva, porém, precisará ser fechada para que os reparos sejam realizados com segurança, informou a Prefeitura. Agentes de trânsito foram encaminhados ao local.
Montagem do palco tem início hoje
A organização dos festejos dos 81 anos de Apucarana informou que montagem do palco onde acontecerão os shows vai começar no início da manhã de hoje. Em função da montagem da estrutura, haverá mudanças pontuais no trânsito ao longo do dia no entorno da Praça Rui Barbosa. O trecho da praça, onde será instalado o palco de shows, fica na altura do Banco Itaú e Casas Pernambucanas.
O secretário de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Rodrigo “Recife” Liévore, pede a compreensão de motoristas e de comerciantes. De acordo com ele, todo o trabalho será acompanhado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio de guardas municipais e agentes de trânsito.
Recife afirma que o planejamento da montagem foi elaborado para gerar o menor transtorno possível, especialmente para os comerciantes da área central. “À medida que o palco for sendo montado, haverá alterações pontuais para disciplinar o fluxo de trânsito e que serão informadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura. Pedimos, portanto, para que população fique atenta aos comunicados”, afirma o secretário da Promatur.
A programação de festejos será aberta no dia 25 com a Prova Pedestre 28 de Janeiro e o primeiro show musical. A agenda prosseguirá até o dia 28, com shows diários no palco que será instalado na Praça Rui Barbosa.