Com a exposição de 53 projetos desenvolvidos por alunos e com a presença cerca de 40 empresas do agronegócio, foi aberta ontem mais uma edição da Exposição Agrícola de Apucarana (Expoagri). O evento, que é uma realização do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Ribas em parceria com a Prefeitura, prossegue até sábado com visitação aos estandes, praça de alimentação e agenda cultural.
O prefeito Junior da Femac lembrou que a primeira edição da Expoagri aconteceu em 1983. “Apucarana está prestes a completar 80 anos e, fazem parte desta história, 40 anos de Expoagri e 65 anos de existência do Colégio Agrícola. Isto é muito significativo, pois os conceitos e a cena rural estão muito presentes na população de Apucarana. Por isso, toda a programação da Expoagri, entre as quais as canções que exaltam a vida no campo que foram apresentadas por estudantes na abertura do evento, nos emocionam tanto. Emocionam porque elas estão dentro do nosso peito e tocam a nossa alma”, assinala Junior da Femac.
O diretor auxiliar do Colégio Agrícola, Anderson Belini – a diretora Rosi Pimenta estava em agenda na capital -, salienta que a instituição possui alunos de 37 municípios do Paraná. “É uma instituição que oferta ensino público e gratuito, com o fornecimento de refeições, alojamento e lavanderia para os estudantes. O objetivo é que eles tenham a parte teórica e saibam como o mercado funciona na prática. Para isso, são fundamentais as parcerias com as empresas, facilitando o contato com as evoluções tecnológicas, novos maquinários e os avanços na área da genética”, pontua Belini.
Julio Pedroso, diretor didático-pedagógico, informa que todas as atividades acontecerão na parte interna do colégio, no período das 8 às 18 horas. “Além da visitação aos projetos dos estudantes e estandes das empresas nos três dias de evento, haverá junto à praça de alimentação, no sábado à tarde, música ao vivo com atrações locais e regionais”, completa.