A cada dia pelo menos oito mulheres são vítimas de violência em Apucarana. Os números são do Centro de Análise e Planejamento Estatístico da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Entre janeiro e setembro, foram 2.205 registros de violência contra mulher no município. O número de casos é 10% maior que o registrado no mesmo período do ano passado (1.995). Conter essa é violência é meta da Campanha Mundial de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher, aberta ontem em Apucarana.
Até o dia dia 10 de dezembro, a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) de Apucarana, realiza uma extensa programação para intensificar a divulgação da rede de serviços de proteção à mulher vítima de violência doméstica.
“A administração municipal, a exemplo dos anos anteriores, está fortemente engajada nesta mobilização que objetiva salvar vidas”, afirma a secretária da Semaf, Denise Canesin.
“Estamos todos juntos, prefeitura, poder legislativo, judiciário, forças de segurança e sociedade civil para fazer chegar às apucaranenses a certeza que elas terão a ajuda necessária para sair da situação de violência. Nesses 16 dias da campanha vamos reforçar o pedido para as mulheres denunciarem. Nossa rede de atendimento está pronta para ajudá-la porque não aceitamos nenhum tipo de violência contra a mulher em Apucarana”, disse o prefeito Junior da Femac durante o lançamento da campanha, no Cine Teatro Fênix. O evento reuniu autoridades municipais, do judiciário, da Polícia Militar, representantes da sociedade civil, ONGs e a imprensa.
Denise Canesin destaca que a administração municipal realiza diariamente o enfrentamento da violência contra a mulher por meio da garantia do serviço especializado do Centro de Atendimento a Mulher (CAM) e com apoio e fomento a projetos e outros serviços. De acordo com Denise, por considerar que a informação é o melhor remédio contra a violência, a campanha busca divulgar os serviços especializados existentes no município, como o CAM, Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, Delegacia da Mulher e Patrulha Maria da Penha.
Participaram da solenidade, a titular da Delegacia da Mulher, Luana Lopes, o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Edvaldo Isidoro Vieira, o presidente da câmara municipal, Luciano Molina; entre outras autoridades.
Representando o Judiciário, o juiz Osvaldo Soares Neto, reafirmou o apoio às instituições envolvidas. “Como juiz e cidadão é uma honra fazer parte da macro rede de enfrentamento da violência contra mulher. Estamos juntos nesta campanha para intensificar ainda mais a informação e conscientização deste grande trabalho que a prefeitura desenvolve para dar suporte às mulheres em situação de violência doméstica”, avalia Soares Neto.
Ação promove panfletagem e adesivagem
O primeiro dia da campanha de prevenção e divulgação dos serviços de proteção à mulher em Apucarana foi marcado também por uma ação de adesivagem de carros e panfletagem, no fim da tarde, na Praça Rui Barbosa, No material distribuído foram divulgados os serviços de atendimento e enfrentamento a violência contra mulher em Apucarana. Com o apoio da Semaf, a ação foi promovida pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, Marcha Mundial das Mulheres e Setorial de Mulheres da APP Sindicato.