CIDADES

min de leitura - #

Com 2,2 mil casos de violência contra mulher, Apucarana lança campanha

Da Redação

| Edição de 20 de novembro de 2023 | Atualizado em 20 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Com 2,2 mil casos de violência contra mulher, Apucarana lança campanha

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A cada dia pelo menos oito mulheres são vítimas de violência em Apucarana. Os números são do Centro de Análise e Planejamento Estatístico da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Entre janeiro e setembro, foram 2.205 registros de violência contra mulher no município. O número de casos é 10% maior que o registrado no mesmo período do ano passado (1.995). Conter essa é violência é meta  da Campanha Mundial de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher, aberta ontem em Apucarana.

Até o dia dia 10 de dezembro, a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) de Apucarana, realiza uma extensa programação para intensificar a divulgação da rede de serviços de proteção à mulher vítima de violência doméstica.

“A administração municipal, a exemplo dos anos anteriores, está fortemente engajada nesta mobilização que objetiva salvar vidas”, afirma a secretária da Semaf, Denise Canesin.

“Estamos todos juntos, prefeitura, poder legislativo, judiciário, forças de segurança e sociedade civil para fazer chegar às apucaranenses a certeza que elas terão a ajuda necessária para sair da situação de violência. Nesses 16 dias da campanha vamos reforçar o pedido para as mulheres denunciarem. Nossa rede de atendimento está pronta para ajudá-la porque não aceitamos nenhum tipo de violência contra a mulher em Apucarana”, disse o prefeito Junior da Femac durante o lançamento da campanha, no Cine Teatro Fênix. O evento reuniu autoridades municipais, do judiciário, da Polícia Militar, representantes da sociedade civil, ONGs e a imprensa.

Denise Canesin destaca que a administração municipal realiza diariamente o enfrentamento da violência contra a mulher por meio da garantia do serviço especializado do Centro de Atendimento a Mulher (CAM) e com apoio e fomento a projetos e outros serviços. De acordo com Denise, por considerar que a informação é o melhor remédio contra a violência, a campanha busca divulgar os serviços especializados existentes no município, como o CAM, Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, Delegacia da Mulher e Patrulha Maria da Penha. 

Participaram da solenidade, a titular da Delegacia da Mulher, Luana Lopes, o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Edvaldo Isidoro Vieira, o presidente da câmara municipal, Luciano Molina; entre outras autoridades. 

Representando o Judiciário, o juiz Osvaldo Soares Neto, reafirmou o apoio às instituições envolvidas. “Como juiz e cidadão é uma honra fazer parte da macro rede de enfrentamento da violência contra mulher. Estamos juntos nesta campanha para intensificar ainda mais a informação e conscientização deste grande trabalho que a prefeitura desenvolve para dar suporte às mulheres em situação de violência doméstica”, avalia Soares Neto.

Ação promove panfletagem e adesivagem 

O primeiro dia da campanha de prevenção e divulgação dos serviços de proteção à mulher em Apucarana foi marcado também por uma ação de adesivagem de carros e panfletagem, no fim da tarde, na Praça Rui Barbosa, No material distribuído foram divulgados os serviços de atendimento e enfrentamento a violência contra mulher em Apucarana. Com o apoio da Semaf, a ação foi promovida pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, Marcha Mundial das Mulheres e Setorial de Mulheres da APP Sindicato.