CIDADES

min de leitura - #

Com a Lei Sandbox, Apucarana aparece no mapa da inovação

Da Redação

| Edição de 18 de março de 2024 | Atualizado em 18 de março de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana foi incluída no “mapa da inovação” no Brasil. O município aparece pela primeira vez no documento denominado Brasil Govtec 024, recém-divulgado no site da BrazilLab, que apresenta um raio-x de estados e municípios com políticas de incentivo aos modelos de negócio baseados em tecnologia.

“Trata-se de um mapeamento nacional feito para identificar iniciativas de inovação desenvolvidas pelo poder público no país. E, com a lei Sandbox Nº 015/2023, instituída em março de 2023, Apucarana acaba de ser inserida neste mapa em 2024”, informa o consultor do Sebrae e membro da governança do Conecta, Tiago Cunha, acrescentando que, até agora, foram identificados 39 casos de aplicação do sandbox regulatório por estados e municípios no Brasil. A sandbox é uma Lei que regula a constituição e normas gerais de funcionamento de ambiente regulatório experimental. A normativa permite suspender temporariamente a obrigatoriedade de cumprimento de normas exigidas para atuação em determinados setores, permitindo que empresas possam usufruir de um regime diferenciado para lançar novos produtos e serviços.

O prefeito Junior da Femac se manifesta otimista com a inclusão de Apucarana. “Efetivamente, isso pode viabilizar, a vinda de empresas que tenham - dentro de seus modelos de negócios -, a tecnologia como base”, destaca Junior da Femac.

Ele enfatiza que o estudo do BrazilLab aponta Apucarana com um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios na área de tecnologia. “Vale ressaltar que com as ações do Conecta e, principalmente, do Sandbox, além da Lei Complementar 04/2023, Apucarana avançou e já possibilitou a chegada do 5G em boa parte da cidade”, cita o prefeito. 

Para o presidente do Conecta Apucarana e também presidente da Associação Comercial, Industrial de Serviços de Apucarana (ACIA), Wanderlei Faganello, esse é um trabalho feito por várias mãos, incluindo o poder público, a governança do Conecta Apucarana, as instituições universitárias e outros segmentos organizados da sociedade que, atuando juntos tem buscado estimular um ambiente mais favorável, propiciando às empresas construírem uma Apucarana mais tecnológica.

“Este relatório, que fica disponível no site da BrazilLab, é referência no Brasil, chamando atenção de empresas de tecnologia, que buscam municípios que investem na área”, comemora Faganello.