A Polícia Militar do Paraná realizou ontem a formatura de mais 362 soldados que vão complementar o contingente policial de todos os municípios do Vale do Ivaí, região Norte e Norte Pioneiro. A cerimônia que marca a conclusão do treinamento dos novos policiais militares aconteceu no Ginásio de Esportes Moringão, em Londrina, e contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Entre os formandos estão 59 que fizeram o curso de formação em Apucarana (10º BPM), 35 em Arapongas (7ª CIPM) e 53 em Ivaiporã (6ª CIPM), totalizando 147 novos policiais.
Os policiais formados ontem compõem um grupo de 2.482 novos soldados formados para atuarem em todo o estado e que foram selecionados em um concurso público estadual aberto em 2020. As formaturas ocorrem de forma regionalizada. A primeira ocorreu anteontem em Curitiba.
Segundo o governador, o ingresso é um dos maiores da história da Polícia Militar do Paraná e ajuda a garantir a segurança da população paranaense, reafirmando o compromisso com o fortalecimento da instituição.
“Fazemos isso porque segurança pública se faz de duas maneiras: com capital humano, que é a presença física policial, e também com investimento em tecnologia e novos armamentos. Investimos em 800 viaturas, mais de 20 mil pistolas, mais de 1 mil fuzis e dois novos helicópteros do Projeto Falcão. Estamos fazendo isso justamente para dar o amparo para os nossos policiais e para modernizar a segurança pública do Estado. O resultado disso é a queda nos índices de violência e aumento na segurança da população”, afirmou Ratinho Junior.
Os novos policiais passam a integrar a estrutura de segurança pública do Estado sob a tutela do 2º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná (CRPM), com início das atividades previstas para a próxima segunda-feira (18).
10º BPM vai garantir policiamento 24 horas em todos municípios
“Com a formação deste grupo, nós conseguiremos atender todos os municípios da região Norte do Estado. Isso representa um compromisso do Governo do Estado do Paraná e da Polícia Militar em realmente levar segurança para comunidade, mesmo aquela mais distante”, explicou o comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, coronel Jeferson Luis de Souza.
Também participaram da cerimônia o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o prefeito em exercício de Londrina, João Mendonça, o prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre; além de outros prefeitos, deputados, vereadores e representantes das forças de segurança. (COM AEN)
10º BPM vai gCom a formação dos novos soldados, a prioridade é garantir policiamento 24 horas em todos os municípios da região afirma o tenente-coronel Edvaldo Isidoro Vieira, comandante do 10º BPM de Apucarana. “Assim que todos militares que irão integrar nosso efetivo estiverem à disposição, a previsão é que os 10 destacamentos das cidades que compõem nossa área estejam reativados e atendendo a população em tempo integral”, assinala.
A projeção, segundo o comandante, é que 58 policiais sejam distribuídos pela área do batalhão que, além de Apucarana, compreende os municípios de Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, São Pedro do Ivaí. A distribuição por cidade ainda será definida assim que os soldados se apresentarem.
O novo efetivo deve complementar o contingente policial da área do batalhão e suprir a falta de policiais em alguns destacamentos. No geral, existem 10 subunidades policiais comandadas pelo 10º BPM e em algumas delas não há policiais fixos, como é o caso de Rio Bom. Recentemente o prefeito, Moisés José de Andrade, afirmou que com a chegada de novos policiais o destacamento da cidade será reativado ainda neste mês. “O município voltará a contar com destacamento próprio da PM a partir de 20 de setembro. Teremos efetivo sempre presente em nosso município”, afirmou.