CIDADES

min de leitura - #

Consulta popular tem baixa adesão no 1º dia

Louan Brasileiro

| Edição de 06 de dezembro de 2024 | Atualizado em 06 de dezembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A consulta pública iniciada nesta sexta-feira (06) em cinco colégios estaduais da região de Apucarana teve adesão tímida até o final da manhã desta sexta-feira. A comunidade escolar de dois colégios de Apucarana, um de Mauá da Serra e mais dois de Arapongas deve votar pela aprovação ou não do programa Parceiro da Escola, que visa terceirizar a gestão escolar em 177 colégios do estado. Em todo estado, o número de votos computados até o fim da tarde desta sexta-feira era de 13.500 (13,5% do total).

Mais de 3,7 mil estão aptos a votar na região, entre alunos, pais ou responsáveis e professores. Em Apucarana, foram selecionados o Colégio Estadual Nilo Cairo e o Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira. Até as 12h00, cerca de 60 pessoas já haviam comparecido à votação no Colégio Nilo Cairo. Um pouco mais de 10% do quórum necessário, que é de 580 votos. Os dados foram confirmados pela equipe do colégio à reportagem, que esteve no local.

Já no Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, em torno de 29 pessoas haviam votado até o meio-dia, segundo a direção da APP Sindicato.

Em Mauá da Serra, no Colégio Estadual João Plath, 30 pessoas compareceram até o mesmo horário. O índice representa menos de 5% do quórum mínimo.

Em Arapongas, balanço divulgado na tarde de sexta-feira apontava para 101 votos registrados no Colégio Antonio Racanello Sampaio, o que representa 23% dos eleitores. Já no Colégio Unidade Polo, 83 pessoas haviam votado, pouco mais de 10% do eleitorado. (LOUAN BRASILEIRO)