A reforma do prédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), com sede em Apucarana, integra pacote de investimentos formalizado ontem entre as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Fazenda (Sefa) e a empresa Landis+Gyr do Brasil. O Termo de Reinvestimento l pelo programa Paraná Competitivo, no valor de R$ 1,3 milhão, será destinado a elaboração de projetos de obras da saúde. A concretização das obras será realizada com outros recursos (próprios ou convênios).
Os projetos contemplam, além da reforma do prédio onde funciona o Cisvir, em Apucarana; Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) Tipo III de Goioerê e Pitanga; novas maternidades nos municípios de Reserva e Bela Vista do Paraíso e a reforma do prédio próprio da Sesa, localizado no Centro de Curitiba, onde funcionam a Central de Transplantes (CET) e o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
“Somos um governo que tem vários braços, e este projeto faz parte de um conjunto de ações para garantir melhorias e dar mais dignidade para as pessoas, fazendo com que elas não precisem se deslocar por horas para realizar um exame ou fazer um acompanhamento médico”, disse o vice-governador Darci Piana.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que esses projetos serão utilizados futuramente como base para outras regiões. “Essas obras são muito importantes para atender de forma microrregional, e esses municípios receberão esses pilotos. Logo queremos levar para outros municípios. Esse já era um compromisso e agora estamos formalizando para regionalizar ainda mais a saúde do Paraná”, disse.
Com o reinvestimento realizado por empresas enquadradas no programa de incentivo fiscal do Estado, a Sesa garante mais agilidade na elaboração dos projetos, considerando que estes escritórios possuem experiência com projetos e obras na área da saúde. Após a entrega dos projetos, serão realizados convênios e licitações para dar início a execução das obras. “Viabilizamos estes termos de reinvestimentos e com isso é possível atender os projetos das secretarias”, afirmou Celso Ademir Chiquim, analista do setor de assuntos econômicos e tributários da Sefa.
CISVIR
O projeto da nova obra contempla uma nova área de 900 m² e conta com 13 novos consultórios que possibilitarão mais de nove mil atendimentos a mais por mês, implementação de um centro cirúrgico com duas salas cirúrgicas e toda infraestrutura necessária para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Região.