O morador de Apucarana, Willian Correa Miguel (44), e sua cadelinha Luisa, uma SRD (Sem Raça Definida) de dois anos, foram os únicos representantes do Paraná no Campeonato Nacional da Associação Brasileira de Canicross e Esportes Similares (ABCAES). Nesta modalidade esportiva, o atleta e o cão foram uma equipe com o objetivo de correrem juntos em percursos naturais.
A competição foi realizada no dia 18 de maio, em Atibaia, São Paulo, e contou com a participação de 54 atletas divididos em quatro categorias: canicross, canicross duo (corrida com dois cães), bikejoring (cachorro e bicicleta) e scooter (cão e uma espécie de patinete). Miguel e Luisa ficaram em 9º lugar na faixa etária entre 40 e 49 anos e em 18º na classificação geral.
Segundo Miguel, a atmosfera da prova é algo incomparável. Logo na linha de largada, os cães estavam todos empolgados e loucos para sair correndo. “Luisa, igual seus amigos, estava super ansiosa, mas quando largamos ela correu direitinho e super focada. A vibe é muito boa, só quem participa pode entender”, comentou ele.
A prova fazia parte da seletiva para o Campeonato Mundial de Canicross, que será realizado na República Tcheca, entre os dias 07 e 09 de novembro. Com o resultado obtido, a dupla conseguiu o índice para representar o Brasil nesta competição. “Foi a primeira vez que participamos de um Campeonato Brasileiro. Saí muito orgulhoso com o desempenho e comportamento da Luisa. Uma cachorra que foi abandonada e hoje é uma atleta de canicross”, afirmou o atleta.
O ESPORTE
O canicross vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e é um esporte que nasceu na Europa nos anos 80 e já conta, inclusive, com alguns campeonatos espalhados pelo mundo.
Em Apucarana Miguel e Luisa não correm sozinhos. Eles fazem parte de um grupo de corredores que se reúnem para treinar no Parque Jaboti. Os treinos do grupo Nossocanicross são todas as quartas-feiras, às 06 horas da manhã. Cerca de 16 pessoas das mais variadas idades, acompanhadas de cães de diferentes portes e raças se reúnem para correr no local.