CIDADES

min de leitura - #

DER publica aviso de licitação para melhorias na PR-466

Da Redação

| Edição de 05 de agosto de 2025 | Atualizado em 05 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) publicou ontem, o aviso de licitação que contempla obras fundamentais para a região de Ivaiporã e para o desenvolvimento regional do Vale do Ivaí. O edital prevê a restauração e ampliação da Rodovia PR-466, entre os quilômetros 80,79 e 132,65 – incluindo acessos à Subestação Ivaiporã Furnas e à PRC-272 (Porto Ubá) e a duplicação do trecho entre Jardim Alegre e Ivaiporã.

Trata-se de uma concorrência eletrônica sob regime de contratação integrada, modalidade que reúne a elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução das obras. A extensão a ser revitalizada é de 51,86 quilômetros, entre Lidianópolis e Manoel Ribas, e inclui uma série de melhorias como implantação de terceiras faixas, alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí e pavimentação em concreto. A abertura das propostas está marcada para o dia 30 de outubro de 2025, às 11h00, no Portal de Compras do Governo Federal.

O investimento é aguardado com expectativa por prefeitos, lideranças políticas e moradores da região, uma vez que a PR-466 é o principal eixo rodoviário de ligação entre Ivaiporã e outros municípios, como Manoel Ribas e Pitanga. A estrada é usada diariamente por centenas de motoristas de veículos, ônibus escolares, ambulâncias, caminhões e maquinários agrícolas.

Para o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, a publicação do edital representa mais um passo importante para o desenvolvimento regional. “É uma excelente notícia para Ivaiporã e a região. A obra é fundamental, porque vai garantir mais segurança viária e impulsionar o desenvolvimento”, afirmou o prefeito, que aproveitou para parabenizar o governador Ratinho Junior e as equipes técnicas do DER pelo comprometimento com as grandes obras na região.

A licitação e integra o pacote de investimentos do Governo do Estado em infraestrutura viária. A autorização foi feita pelo diretor-presidente do DER, Fernando Furiatti Saboia.