O 7 de Setembro em Apucarana foi marcado por um grande desfile cívico na Avenida Curitiba neste domingo. Segundo a Prefeitura, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas, sendo 5 mil desfilando e outras 15 mil acompanhando a passagem do Exército e da Banda Municipal, forças de segurança, escolas, grupos e entidades.
A cerimônia começou com o hasteamento das bandeiras no platô da Praça Rui Barbosa e execução do Hino Nacional pela Banda Municipal. Em seguida, o prefeito Rodolfo Mota foi conduzido junto com as autoridades em viatura do Exército até o palanque oficial e passou em revista às tropas, abrindo oficialmente a programação.
O prefeito Rodolfo Mota destacou que o desfile aqueceu os corações da população, mesmo em uma manhã fria. Ele agradeceu a presença das famílias que lotaram a avenida, bem como de professores, estudantes, entidades e das forças de segurança que abrilhantaram a programação. “Quero agradecer cada pai, cada mãe, cada pessoa que veio, trouxe seu filho, cada pessoa que veio desfilar”, reiterou.
Entre as autoridades militares, estiveram o comandante do 30º BIMec, tenente-coronel Ubiratan Athayde Marcondes Filho, e o major Alessandro Ribeiro da Costa, sub-comandante do 10º BPM, além do comandante do 11º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Leandro José Callegari. Representando o Legislativo, esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Danylo Acioli. O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, acompanhou o desfile.
Um dos pontos altos do desfile foi a participação da Banda Municipal Maestro João Florindo. Pela primeira vez, ela assumiu protagonismo na programação cívica, conduzindo a cadência na avenida na abertura do desfile.
ARAPONGAS
Em Arapongas, 75 delegações incluindo forças de segurança, escolas, clubes e associações, participaram do desfile. “Nós falamos muito em patriotismo relacionado ao país. Mas convido a todos a ter um patriotismo forte também com relação à nossa querida Arapongas. Independentemente de quem estiver no poder, a nossa cidade tem que ser sempre muito elogiada e respeitada”, comenta o prefeito Rafael Cita.