CIDADES

min de leitura - #

Devotos renovam tradição de fé da jornada dos Reis Magos

Da Redação

| Edição de 05 de janeiro de 2024 | Atualizado em 05 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Devotos renovam tradição de fé da jornada dos Reis Magos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dezenas de devotos dos Três Reis Magos, vindos de várias cidades do Paraná e de outros estados, se reúnem neste sábado (6) na Capela Santos Reis, no Jardim Belo Horizonte em Ivaiporã, às 16 horas, para o encerramento da Festa dos Santos Reis com a chegada dos foliões da Companhia de Reis Ireno Custódio Teixeira, a maior e mais tradicional da região.

Com 65 anos de tradição em Ivaiporã, a Cia. de Reis percorreu mais de 100 lares durante os seis dias de celebração que começou no dia 1º de janeiro.

No entanto, este ano a Folia de Reis é também marcada pela ausência de Helena Teixeira Boscardim, que faleceu em outubro de 2023. Dona Helena foi uma das fundadoras e, por décadas, foi a gerente do companhia, que é reconhecida como patrimônio cultural do município.

Segundo Laíza Teixeira, atual gerente da companhia, a ausência de Dona Helena deixa uma lacuna na celebração, mas seu legado permanece vivo nas memórias daqueles que compartilharam com ela tantos momentos.

“Tia Helena era nossa guia, nosso exemplo. Este ano está sendo muito difícil por ser o primeiro ano sem ela. Ainda estamos aprendendo como caminhar sem ela, mas todos os foliões se uniram após a perda e todos estão mostrando muito comprometimento com a nossa bandeira, que era o que ela mais pedia.”, enfatizou Laíza.

O encerramento no sábado da Festa dos Santos Reis não apenas simboliza o término de uma celebração anual, mas também reforça os laços que unem os participantes em torno da fé.

Silrey Luz, de Ribeirão do Pinhal, é um desses devotos que há 25 anos se dedica à celebração dos Santos Reis. Para ele, participar da jornada em Ivaiporã durante os seis primeiros dias do ano é uma conexão especial com a fé.

“A primeira vez que vim aqui, eu tinha um problema de coração, estava desenganado. A comadre Helena fez uma novena, eu me curei e prometi seguir sempre as tradições e no folclore que existe na Companhia de Reis Ireno Custódio Teixeira”, explicou Silrey.

Neste ano a Cia de Reis de Ivaiporã contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas de várias cidades da região e do Paraná, como Curitiba, Londrina e Ribeirão do Pinhal, e de outros estados, como São Paulo e Mato Grosso.