Lojas do setor infantil funcionam em horário estendido hoje até as 22 horas
ODia das Crianças, celebrado no próximo domingo, já está aquecendo o comércio de Apucarana, com expectativa de aumento de até 30% nas vendas. E para ajudar a impulsionar o faturamento, empresas do setor infantil atendem em horário especial hoje, até as 22 horas, e no sábado, até as 18 horas.
A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção, explica que o horário estendido foi convencionado para as lojas de roupas e brinquedos e que no domingo o comércio estará fechado. “A convenção coletiva foi fechada há poucos dias e esse horário especial será voltado às lojas de roupas infantis e brinquedos, que podem trabalhar na sexta-feira até as 22 horas. No sábado é normal, até as 18 horas, e no domingo o comércio estará fechado”, reitera.
Na loja de brinquedos gerenciada por Laurentina Machado, o atendimento vai até as 20 horas no sábado, o que deve alavancar ainda mais as vendas que já começaram a crescer desde a semana passada. Segundo ela, o número de pesquisas de preço também cresceu. Com uma procura maior, a loja vai abrir em horário estendido hoje e amanhã até as 20 horas. “Apostamos em um aumento de até 30% nas vendas em comparação a outros meses do ano por causa do Dia das Crianças”, acredita.
Entre os brinquedos mais procurados, a gerente afirma que está a mais nova tendência chamada “Sylvanian Families”, que são bonecos de animaizinhos em miniatura criados nos anos 1980 e redescobertos recentemente. Outros personagens que fizeram muito sucesso no passado, e que também estão entre os brinquedos mais vendidos, são os da série de desenho Pokémon. “Na verdade, sai de tudo um pouco: jogos, carrinhos de controle, bonecas e heróis”, diz Laurentina.
O Dia das Crianças também movimenta o comércio de roupas e, na loja gerenciada por Eveline de Paula, a procura aumentou. “Sempre tem uma procura maior nesta data. A gente tem expectativa de que as vendas aumentem hoje e amanhã. Não trabalhamos com um percentual, mas espero que seja melhor que o ano passado”, afirma.
Intenção de compra atinge 48% no PR, aponta pesquisa
Levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) aponta que 48,1% dos consumidores do Paraná pretendem comprar presentes para celebrar o dia 12 de outubro. Segundo a pesquisa, o gasto médio é de R$ 188,38. Os brinquedos lideram a lista de escolhas, com 61,5% das intenções, evidenciando que as preferências infantis ditam as compras para a data. Na sequência estão jogos educativos e roupas e calçados, ambos com 27,7%. Os livros aparecem como opção para 9,2% dos consumidores, enquanto eletrônicos como videogames, tablets e celulares têm apenas 4,6% das menções.
Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados reforçam a relevância estratégica da data para o comércio. “A pesquisa demonstra o protagonismo das crianças na escolha dos presentes no Paraná neste ano, mas também a participação dos pais na definição, através de recordações mais utilitárias e educativas. Em termos de volume de vendas, o Dia das Crianças é a terceira data comemorativa mais importante para o varejo nacional e a expectativa é que mais uma vez esta celebração contribua para o crescimento do comércio paranaense”, avalia.