CIDADES

min de leitura - #

Educação encerra jornada pedagógica para volta às aulas’

Da Redação

| Edição de 03 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 03 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A rede municipal de ensino de Apucarana está pronta para receber cerca de 13 mil alunos no início do ano letivo. Aproximadamente 1,8 mil servidores participaram ontem do encerramento da Jornada Pedagógica, no Clube de Campo Água Azul, em um encontro voltado à formação continuada, ao planejamento do calendário escolar e à definição das diretrizes e investimentos que serão detalhados pela gestão municipal ao longo do ano na área da educação.

O prefeito, Rodolfo Mota, esteve no encerramento da Jornada Pedagógica, acompanhado de diversos vereadores e secretários municipais. O chefe do executivo reiterou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação e a garantia de melhores condições de trabalho. “Vamos entregar, nos próximos dias, dois novos CMEIs e iniciar a construção de mais três ao longo deste ano, além de dar início a dois colégios estaduais e concluir uma escola municipal”, anunciou. O prefeito também garantiu que, até o final do ano, 51 das 60 unidades escolares da rede municipal estarão climatizadas.

Com foco na melhoria da infraestrutura educacional, o prefeito apresentou um panorama das obras que serão iniciadas ou inauguradas ao longo de 2026. “Ao todo, são oito obras: parte delas integra um legado de construções paradas que estamos retomando e concluindo, e outras foram conquistadas”, explicou.

O prefeito mencionou a entrega do CMEI do Afonso Camargo, inaugurado ontem, e entrega do CMEI do Sanches dos Santos que ocorrerá nos próximos dias. “São obras que estavam aguardando há cerca de dez anos. Não é simples retomar construções abandonadas, reorganizar o cronograma e entregar com qualidade”, destacou o prefeito.

Rodolfo Mota lembrou ainda que outra obra paralisada, o CMEI do Catuaí, foi retomada no início deste ano. “Temos ainda a obra da escola municipal do Interlagos, que também estava parada e para a qual já estamos realizando os trâmites de contratação da empresa responsável”, completou.