A Carreta Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 16ª Regional de Saúde e Prefeitura de Arapongas, atendeu 644 mulheres em duas semanas. O foco do programa é a avaliação diagnóstica inicial da saúde da mulher, na especialidade de ginecologia.
A Carreta Agora Tem Especialistas permanece em Arapongas por mais duas semanas. O município é o primeiro do Sul do Brasil a ser contemplado com a iniciativa, que visa reduzir as filas de espera na especialidade de ginecologia.
A carreta vai atender outras regiões do Paraná, onde a fila de espera por atendimento em ginecologia é maior. Em Arapongas, o programa atende as mulheres da cidade e dos outros 16 municípios ligados à 16ª Regional de Saúde de Apucarana.
A carreta está baseada na Estação Cultural Milene, na área central de Arapongas. Os atendimentos, que incluem consulta e exames, foram agendados previamente nas UBS´s dos municípios.
O diretor da 16ª Regional de Saúde, Paulo Vital, informa que são ofertadas consultas, exames e tratamentos que focam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, garantindo um atendimento completo e humanizado.
PARANÁ ROSA – O secretário Beto Preto lembra que o Paraná também criou o Programa Saúde da Mulher, com uma carreta itinerante, por sugestão da primeira-dama do estado, Luciana Massa, com o apoio do governador Ratinho Junior.
A Carreta “Saúde da Mulher”, está percorrendo o Paraná ofertando exames e consultas. “O programa acaba de chegar à metade do percurso com ótimos números. A cidade de Colorado é a 6ª entre as 13 localidades agendadas. Até agora foram realizados mais de 8.400 atendimentos”, informa o secretário Beto Preto.
Em seis cidades, o programa registrou 6.221 exames de mamografia, ultrassonografia vaginal, de mamas e tiroide, além de citopatologia (papanicolau). Em seis municípios foram realizadas 2.266 consultas médicas. As mulheres atendidas com ultrassom saem da carreta com os resultados em mãos.