Quase meia tonelada de maconha foi apreendida no início da manhã de ontem em Cambira. As drogas estavam em um Toyota Corolla que capotou na BR-376 (ver box). Anteontem, 4,5 toneladas da droga foram interceptadas na BR-369, em Cambé. O volume de maconha apreendida no estado vem batendo recorde. Na área de abrangência da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, que abrange 26 municípios do Vale do Ivaí, a quantidade maconha apreendida no primeiro semestre já ultrapassa o total de apreensões do ano passado.
De janeiro a junho – não incluindo, portanto, a situação de ontem - , foram apreendidas 2,63 toneladas de maconha. A quantidade de apreensões já supera em 14% o volume total de droga apreendida em todo 2022, totalizado em 2,3 toneladas. Os números são do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Secretaria da Segurança Pública (Sesp). No comparativo com o primeiro semestre do ano passado, as apreensões são trinta vezes maiores. Entre janeiro e julho de 2022, foram apreendidos 83 kg de maconha na região.
No primeiro semestre, dois municípios concentraram a maior quantidade de apreensões de maconha: Jandaia do Sul, onde foram apreendidos 1.195 kg da droga e Apucarana, com apreensões que somam 977 kg.
O maior volume de apreensões não ocorre apenas na região. No Paraná, foram 188,8 toneladas da droga retiradas de circulação no primeiro semestre. Segundo a Sesp é a maior quantidade de maconha apreendida para um primeiro semestre dos últimos dez anos. O aumento foi de 64,5% quando comparado com os primeiros seis meses do ano passado, quando foram apreendidas 114,7 toneladas de maconha.
Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, o aumento nas apreensões representa a diminuição da oferta de drogas nas ruas, bem como o aumento da sensação de segurança por parte da população. “Com as investigações, policiamento, trabalho de inteligência, atuação integrada e operações em conjunto com outros estados, estamos conseguindo interromper melhor a cadeia do tráfico. As drogas estão relacionadas com outros tipos de crimes, como roubos e a violência, por isso nossa atuação firme nesta área”, afirmou.(COM AEN)
Carro capota com quase meia tonelada de drogas em Cambira
Um veículo carregado com maconha capotou no início da manhã de ontem na BR-376, em Cambira. A Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionadas por motoristas que perceberam o acidente. Após a pesagem, constatou-se que o motorista do veículo transportava 480 kg do entorpecente.
O carro é um Toyota Corolla preto, que teria sido locado em Santa Catarina. A PM suspeita que o veículo vinha do Paraguai.
A PM chegou primeiro ao local e encontrou o carro “recheado” de maconha. O motorista do Corolla fugiu em direção a uma plantação de milho e a até a tarde de ontem não havia sido localizado.
Os tabletes de maconha estavam no porta-malas e também dentro do veículo. A PM fez várias buscas pelo motorista, uma vez que existia a possibilidade do condutor estar ferido, já que o Toyota Corolla foi bastante danificado.