CIDADES

min de leitura - #

Equipe da Sesa reforça ações de combate à dengue em Apucarana

Da Redação

| Edição de 31 de janeiro de 2024 | Atualizado em 31 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Equipe da Sesa reforça ações de 
combate à dengue em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Equipes especializadas em combate à arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estiveram ontem em Apucarana para orientar profissionais do município e intensificar as ações de enfrentamento à dengue. Coordenadas pelo secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, as equipes realizaram vistorias em locais estratégicos, contribuindo na identificação de focos do mosquito transmissor.

Além das atividades de campo, os agentes estaduais compartilharam conhecimento com profissionais em unidades de saúde, fornecendo orientações específicas para médicos e enfermeiros sobre o tratamento clínico de pacientes afetados pela doença. 

“Hoje, temos um cenário epidêmico grave em Apucarana. Essa é mais uma ação que tomamos para garantir apoio ao município e promover mais segurança aos apucaranenses. São profissionais extremamente qualificados, com grande experiência e que podem somar no combate à dengue, corrigindo e dando o suporte necessário para a esfera municipal. A luta contra a dengue é um dever coletivo e compete a todos”, destacou Beto Preto.

Nos últimos dias, o Estado deu início à novos ciclos de aplicação de fumacê na cidade, expandindo a àrea de cobertura do inseticida para toda a cidade. De acordo com o boletim divulgado nesta semana, Apucarana soma 3.607 casos confirmados, sendo o município com maior incidência de dengue em todo o Paraná.

Para a chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores, Emanuelle Gemim Pouzato, que se reuniu pela manhã com a equipe antes do trabalho à campo,  a superação deste cenário passa pela intensificação de ações em diferentes frentes.

“É imprescindível aprofundar as ações de remoção mecânica de criadouros do mosquito, além de promover o papel coletivo da população, por meio de campanhas de conscientização que cheguem diariamente até os domicílios dos apucaranenses. Este apoio do Estado busca contribuir também nestas áreas. É preciso lembrar que a dengue se vence sobretudo pela prevenção e juntos podemos reverter esse quadro grave no município”, afirmou.

Mutirão recolheu 53 caminhões de inservíveis na Vila Reis 

Em dois dias de trabalho, o Mutirão de Combate à Dengue já recolheu na região do Distrito da Vila Reis 53 caminhões de recipientes que podem servir de criadouro para o mosquito da dengue, além de outros materiais inservíveis e móveis para descarte. O atendimento está concentrado em vários bairros daquela região da cidade, incluindo o Loteamento Eleotério Gloor e Vila Rural Manoel Piassa Sobrinho.

A coleta no Jardim Curitiba que também estava na programação do mutirão para esta semana já foi concluída. O trabalho dos agentes de endemias, voltado à conscientização dos moradores e na vistoria dos quintais, e que está contando com o reforço dos soldados do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado, está sendo realizado na região da Vila Reis e também no Jardim Trabalhista.

O Mutirão de Combate à Dengue já coletou mais de 400 caminhões lotados entulhos e materiais inservíveis. A coleta iniciou no dia 8 de janeiro.