CIDADES

min de leitura - #

Estudo coloca Arapongas como a 4ª cidade mais segura do Sul

Da Redação

| Edição de 18 de setembro de 2024 | Atualizado em 18 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A mais recente edição do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, divulgado em setembro, aponta Arapongas entre os quatro primeiros municípios mais seguros do Sul do país entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. O estudo é baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde e usa como parâmetro a taxa de assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, com dados referentes a 2023. Arapongas, com taxa de 4,9/100 mil, fica atrás apenas das catarinenses Jaraguá do Sul, com nota 2,8/100mil; Blumenau com 4,0; e Brusque, com pontuação de 4,0.

Ontem, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, comemorou a posição de destaque do município na área de segurança pública - sendo o único do Paraná a estar entre os primeiros colocados como mais seguro em toda a região Sul. “Quem planta o bem, colhe o bem. Arapongas está entre as primeiras cidades mais seguras da região sul. Mais uma notícia fantástica. Temos a melhor GM do Paraná, que trabalha junto com as demais forças de segurança. Continuamos firmes, buscando resultados ainda melhores”, falou.

Segundo o prefeito, a queda nos índices de criminalidade é reflexo de ações estratégicas adotadas nos últimos anos, como a integração das Forças de Segurança - Guarda Municipal (GMA), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, além da Defesa Civil, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) e Poder Judiciário, por meio do desenvolvimento Plano Municipal de Segurança Pública, existente desde 2017.

O prefeito destaca ainda, os investimentos públicos no setor. “Somente para 2024, foi adquirido novo armamento para a GMA, elaborado o projeto para ampliação de 100% da rede de câmeras e alarmes de viodeomonitoramento nos prédios públicos, foi feita a licitação para a instalação de mais 10 câmeras de monitoramento OCR, com sistema para detectar infrações, além de investimentos de mais de R$ 1 milhão em sinalização viária e o Projeto Muralha, que permite o reconhecimento facial e a identificação de veículos em todas as entradas e saídas do município, com investimento de R$1,2 milhão, esse destinado por meio do deputado federal licenciado e secretário da Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros”, comenta.

“Arapongas é forte referência em segurança pública, não apenas para as cidades do Paraná, mas para todo o país. Isso mostra competência, gestão, otimismo e eficácia, além de importantes alianças que fazem a cidade desenvolver, sempre no caminho certo”, pontuou Onofre.

A pesquisa, promovida pelo guia de imóveis My Side, tem como base os dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Painel de Monitoramento de Mortalidade do Ministério da Saúde.