Parte da programação do 1º Congresso Mariano Diocesano, realizado na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, uma exposição com 400 imagens de Nossa Senhora tem chamado atenção da comunidade. A mostra, que acontece no Centro Comunitário da Catedral, reúne diversas representações da Virgem Maria, oriundas de diferentes partes do mundo, oferecendo aos visitantes uma experiência rica em fé e cultura.
Conforme o padre Valdecir Ferreira, cura da Catedral, a Diocese de Apucarana tem várias paróquias dedicadas à Nossa Senhora. “A exposição é uma oportunidade única de conhecer os muitos nomes que Maria recebeu de acordo com suas aparições e os locais onde elas ocorreram”, diz. Padre Valdecir citou exemplos como Nossa Senhora de Lourdes, Fátima, Guadalupe, e La Salette, explicando que cada título reflete a localidade ou o contexto específico dessas aparições.
A mostra também inclui títulos derivados de textos bíblicos e da tradição católica, como Nossa Senhora de Caná, Nossa Senhora das Dores, Torre de Marfim e Arca da Aliança. Alguns títulos têm origens mais curiosas, como Nossa Senhora da Romã, da Áustria, e Nossa Senhora do Milho, refletindo devoções locais.
Grande parte das peças em exposição pertence ao monsenhor Edimilson José Zanin, doutor em história da Igreja e especialista em mariologia, que cedeu seu acervo para o evento. Padre Valdecir também contribuiu com algumas peças de sua coleção pessoal, totalizando cerca de 450 imagens.
A exposição é gratuita e aberta ao público de segunda a sábado, das 09h às 19h, no Salão Comunitário da Catedral. Inicialmente planejada para durar até o final de semana, a mostra foi estendida por mais duas semanas devido ao grande interesse do público. Além de apreciar as imagens, os visitantes podem levar para casa terços e orações disponíveis no local.
“Inserido nas celebrações do Congresso Mariano, o evento também conta com fóruns de estudo sobre Nossa Senhora em todos os decanatos da diocese, marcando a Semana Nacional da Família. A programação culminará no próximo domingo, com a celebração do dogma da Assunção de Maria,” ressaltou o padre
Entre os visitantes, a aposentada Maria de Fátima Pedroso, de 62 anos, expressou sua satisfação em poder conhecer tantos títulos de Nossa Senhora. “Estou achando maravilhoso, encantador, muito lindo. Uma coisa muito bonita que a nossa Diocese fez. A gente é católica, mas nem imagina que existam tantos títulos de Nossa Senhora. Estou descobrindo nomes que nunca ouvi falar antes. É tudo muito lindo, cada imagem com uma cor e um significado especial,” comentou Maria de Fátima.