CIDADES

min de leitura - #

Feira Verde chega a 63 bairros e 17 mil famílias de Apucarana

Da Redação

| Edição de 04 de outubro de 2023 | Atualizado em 04 de outubro de 2023
Imagem descritiva da notícia Feira Verde chega a 63 bairros e 17 mil famílias de Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

De janeiro a setembro, o Programa Feira Verde atendeu 17.207 famílias apucaranenses, chegando a 63 bairros beneficiados diretamente. Neste período, foram recolhidas 206.897 toneladas de material reciclável, que é trocado por alimentos. A iniciativa já virou referência no estado e vem, com frequência, sendo alvo de visitas e de pedidos de informações de gestores de outros municípios.

O prefeito Junior da Femac lembra que, da mesma forma que Apucarana vem sendo exemplo, o Município se inspirou numa experiência desenvolvida em Ponta Grossa. “As boas práticas podem e devem ser replicadas. O Feira Verde foi uma sugestão feita pelo vereador Rodrigo Lievore, a partir de uma iniciativa que ele conheceu em Ponta Grossa”, frisa Junior da Femac.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira, afirma que o programa contribui para a educação ambiental. “As pessoas estão tendo uma preocupação maior em recolher e fazer a separação dos materiais recicláveis. Muitos destes materiais acabavam parando em fundos de vale e, a partir de agora, o programa contribui para aumentar a conscientização ambiental. Hoje também observamos que os bairros atendidos pelo programa estão mais limpos”, salienta.

O secretário de Meio Ambiente também afirma que o programa contribui para o aumento do tempo de vida útil do aterro sanitário. 

O administrador da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap), Antônio Nogueira (Tonhão), constata duas realidades bem diferentes antes e depois do programa. “Por obrigação contratual, o caminhão da Cocap percorria os bairros para pegar o reciclável e a quantidade recolhida era muito pequena. Agora, com o Feira Verde, o caminhão volta destes mesmos bairros lotado de recicláveis”, compara.

O secretário municipal de Agricultura, Gerson Canuto, lembra que em 2023 houve um aporte de recursos. “O valor disponibilizado pela Prefeitura mais que dobrou, chegando próximo de R$ 1 milhão em 2023. Neste ano incluímos um percentual destinado a itens orgânicos, buscando fomentar este tipo de produção. Estamos também fazendo um planejamento para ampliar as regiões atendidas”, cita Canuto.