CIDADES

min de leitura - #

Festas juninas aquecem vendas no comércio de Apucarana

Cindy Santos

| Edição de 17 de junho de 2025 | Atualizado em 17 de junho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os comerciantes de Apucarana estão aproveitando a temporada de festas juninas para impulsionar as vendas. Muitos lojistas perceberam a forte tendência de mercado nesta época do ano e investiram em uma grande variedade de produtos como trajes, decoração, comidas típicas, entre outros, para atrair consumidores e incrementar o faturamento.

Na loja gerenciada por Roberto Rocha, a aposta nesse nicho faz parte de uma estratégia sazonal que tem gerado bons resultados. “Fizemos um grande investimento para aproveitar o período de festas juninas. É uma linha sazonal bem forte, tanto que até as músicas que tocam na loja agora são voltadas para as festas juninas”, explica Rocha.

O gerente destaca que o impacto das festividades é notável, com muitos consumidores em busca de trajes caipiras, estalinhos e, sobretudo, decoração, o carro-chefe da empresa. “Nesta época há muitas festas em escolas e também festas particulares, familiares o que movimenta a loja e impulsiona muito as vendas. Percebo também que até as próprias lojas do comércio compram enfeites para decorar seus espaços”, comenta.

Há 30 anos no mercado, a empresária Marina Takiguti, também aposta nos artigos juninos para aquecer as vendas da sua empresa. Nesta época do ano os consumidores encontram de tudo um pouco na loja, desde vestidos, camisas, chapéus, decoração e até doces típicos da época. E segundo ela, é justamente a variedade de opções que atrai os consumidores.

“Neste ano o movimento está muito grande. Ano passado já foi muito bom, mas esse ano está espetacular, tudo porque tenho muitas opções. Aqui o cliente encontra a festa completa”, garante a empresária.

Segundo a presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sivana), Aída Assunção, eventos sazonais como as festas juninas são uma oportunidade para as lojas aumentarem as vendas e impulsionarem a economia local.

“É um nicho de mercado que é aproveitado agora nesta época do ano e muitas empresas faturam mais, como as lojas de tecido, por exemplo, que vendem para quem vai fazer os trajes. Esses eventos sazonais que têm durante o ano ajudam plenamente o comércio”, destaca Aída.