Encerrada anteontem, a 30ª Festoque da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) bateu recorde de público. Segundo balanço divulgado pela associação ontem, 41.787 visitantes passaram pelos estandes instalados na Acea nos cinco dias de feira.
Segundo a Acia, a edição comemorativa foi a maior também em número de expositores: 25% a mais que em 2023. “Passaram pela Festoque quase 42 mil visitantes. Números expressivos, para uma edição onde o feriado caiu no sábado”, avalia o presidente Wanderlei Faganello.
Em 2022, a Festoque registrou um pouco mais 33 mil visitantes. “Em 2023, foram 41.105. Percebemos que a qualidade dos expositores e produtos, aliada a melhoria constante da estrutura e divulgação, tem feito com que as pessoas venham fazer as compras em mais de um dia, mostrando que a Festoque é um dos principais eventos de Apucarana, tanto pela qualidade dos produtos, quanto pelo preço”, destaca Faganelo.
Na abertura, quarta-feira (04), a Acia recebeu 3.313 visitantes. Na quinta, registrou 4.463 pessoas. Na sexta, um público de 5.395. “Já no fim de semana, batemos todos os recordes. No sábado foram 17.084 e no domingo 11.532. Fechando em 41.787 o número total de visitantes”, enumera Faganello.
A contagem de público foi feita por reconhecimento facial. Segundo a Acia, a ferramenta foi incrementada neste ano com uso de Inteligência Artificial para trazer mais informações a respeito do evento. “Neste ano colocamos ainda a IA que fez o reconhecimento por gênero e idade do público visitante”, diz Faganello.
Dos 41.787 visitantes, 54% eram mulheres e 46% homens. “E a faixa etária ficou entre os 20 aos 45 anos. Temos ainda números horários de maior pico”, destaca Faganello.
A Festoque é uma realização da Acia de Apucarana. “Mas temos que agradecer muito o Sebrae, que trouxe um upgrade ao evento. Durante 4 dias, consultores estavam ministrando palestras sobre empreendedorismo, captação de recursos financeiros para investir no negócio, técnica de vendas, entre outros temas”, frisa Faganello.
A Festoque 30 anos teve ainda o patrocínio da Fomento Paraná, o apoio da Prefeitura de Apucarana, Sicoob, Sivana e Câmara da Mulher Empreendedora.