CIDADES

min de leitura - #

Frota de veículos elétricos registra alta de 70% na região em um ano

Cindy Santos

| Edição de 12 de janeiro de 2026 | Atualizado em 12 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de veículos elétricos em circulação em Apucarana e em outros 24 municípios da região apresentou um salto de 70% entre 2024 e 2025. Levantamento da Tribuna junto ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostra que a frota “eletrificada” passou de 508 para 868 unidades no período, o que corresponde a 360 veículos elétricos a mais circulando na região. O avanço acompanha uma tendência nacional que, segundo especialistas, é impulsionada pela busca por economia e sustentabilidade. A pesquisa considera modelos elétricos, híbridos e plug-in.

Arapongas é o município com o maior número de veículos eletrificados em circulação na região. No ano passado, o Detran contabilizou 370 modelos, um crescimento de 80% em comparação com o ano anterior. Em Apucarana, o departamento de trânsito registrou 267 modelos elétricos, alta de 84% em relação a 2024. Ivaiporã detém o terceiro maior número de veículos eletrificados em circulação, com 71 modelos segundo o Detran, alta de 87% no comparativo. Somente em três municípios do Vale do Ivaí não constam registros de eletrificados em circulação, sendo eles Ariranha do Ivaí, Arapuã e Rio Bom.

Entre os motoristas que decidiram apostar em um carro elétrico está o fotógrafo Paulo Henrique Cardoso, de Apucarana. Ele trocou um modelo Fiesta por um BYD Dolphin Mini e afirma que passou a economizar até três tanques de combustível por mês. O fotógrafo conta que apostou no modelo elétrico pois possui 24 placas solares instaladas em sua residência que já acumularam 12 mil kWh. “O modelo que comprei veio com um carregador WallBox de 7kw. Carregamos a noite igual celular. Demora aproximadamente 7 horas para carregar 100%”, comentou. 

O fotógrafo usou o carro em grandes distâncias e afirma que não teve problema. Recentemente ele viajou com sua família para Balneário Camboriú, Santa Catariana, e e também já usou o modelo para ir a Curitiba. “Para Camboriú tive que parar para carregar duas vezes. O carro chegou com 30% de bateria sobrando. Tem bastante carregadores rápidos já; o ruim é que cada um tem um aplicativo diferente e às vezes está em manutenção”, comenta.

Paulo acredita que a infraestrutura local também já atende à demanda atual de veículos elétricos com carregadores elétricos em estabelecimentos na cidade, como na Bionova Energia Solar. A gerente comercial da empresa, Alessandra Cristina Barbosa, notou um crescimento nas vendas de carregadores na filial de Apucarana. “Notamos um aumento nas vendas, principalmente para clientes que querem investir no setor de carregadores”, destaca.

“O carro elétrico é uma tendência global e no Brasil, no Paraná, não é nada diferente. Ele está saindo agora do nicho de tendência e se tornando uma realidade. Sendo assim, ele vem impulsionando vendas no setor de tecnologia. As baterias agora são melhores e de maiores autonomias. Então, isso tem mudado bastante a economia a curto, médio e longo prazo”, ressalta.