O prefeito Junior da Femac apresentou ontem três veículos zero quilômetro, equipamentos, uniformes e munição para a Guarda Civil Municipal (GCM) que vão reforçar a frota da corporação. O ato ocorreu na Praça Semiramis Braga, no 28 de Janeiro, e contou com a presença dos 25 novos guardas incorporados neste ano ao efetivo.
Os veículos são SUVs Volkswagen T Cross e foram locados pelo município por um prazo de dois anos, equipados com sinalizadores acústico e luminoso. Também foram repassados para a GCM capacetes, uniformes, porta carregadores de pistolas, lanternas, cintos de guarnição, munições de calibres 380 e 12 e porta rádios que serão usados também pelos dos 25 novos guardas.
“A GCM é orgulho para a cidade de Apucarana e está capacitada para cumprir suas missões. Uma guarda que será armada e que terá muito mais condições de trabalho. A população de Apucarana merece se sentir segura, pois sabe que quando se aproxima uma viatura está chegando o socorro, uma mão amiga e preparada para defender a todos”, enfatiza o prefeito.
Na solenidade, Junior da Femac citou a futura Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, anunciada na semana passada pelo prefeito eleito, Rodolfo Mota.
“Hoje é possível falar em Secretaria de Segurança, pois todo o trabalho para criar essa condição foi realizado e porque hoje existe diálogo entre as forças de segurança”, disse Junior da Femac, que desejou sucesso ao guarda Pablo Aparecido Rocha Pereira, que foi escolhido e já anunciado pelo prefeito eleito para comandar a GCM de Apucarana a partir de 2025.
O atual comandante da GCM, Reinaldo Andrade, reitera que todas as demandas apresentadas ao prefeito Junior da Femac foram atendidas. “A gente fez os pedidos e o prefeito foi além do que havia se comprometido. Os novos soldados eram um sonho e já estão nas ruas trabalhando. A nossa Guarda cresceu, não só em equipamentos mas evoluiu também nas abordagens e no trato com as pessoas”, frisa Andrade.
O superintendente municipal de Segurança, tenente-coronel Marcos José Facio, afirma que a GCM de Apucarana, que é a mais antiga do Norte do Paraná, voltou a ocupar lugar de destaque. Segundo Facio, o porte de armas deverá ser liberado pela Polícia Federal nos próximos dias, consistindo na última etapa para a implantação da guarda armada.
A solenidade contou ainda com a presença da vereadora Jossuela Pirelli, representando o Legislativo, do tenente-coronel Robson Falk, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, além de representantes do Corpo de Bombeiros e Conselho Municipal de Segurança (Conseg).