CIDADES

min de leitura - #

GCM passa por treinamento de retenção de armamento

Da Redação

| Edição de 09 de janeiro de 2026 | Atualizado em 09 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana participaram nesta sexta-feira (09) de um treinamento voltado à instrução, retenção e contrarretenção de armamento. A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran) e ocorreu no Espaço Esportivo Cidadania, no Jardim América.

O treinamento foi ministrado por Pedro Castro, profissional com experiência internacional habilitado como instrutor de armamento e tiro, retenção e contrarretenção de armas, combate veicular, imobilizações táticas e uso de algemas. 

O secretário municipal da Segtran, major Vilson Laurentino da Silva, destaca que a qualificação contínua é fundamental para garantir um serviço mais seguro e eficiente. “O preparo adequado dos agentes reduz riscos, aumenta a eficácia das ações e fortalece a atuação preventiva da Guarda Municipal”, avalia.