A Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana deu nesta quarta-feira um passo importante em sua atuação na segurança pública com a formatura da segunda turma do curso de formação, realizada ontem à noite, no Cine Teatro Fênix. Os 25 guardas recém-formados – vinte homens e cinco mulheres - começarão a utilizar armamento, o que promete aumentar a capacidade de resposta da instituição às demandas de segurança da população.
A solenidade de formatura foi acompanhada por autoridades civis e militares - com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além de vereadores, familiares e convidados dos recém-formados. “É uma conquista, um esforço da nossa gestão. Depois de anos de instalação da guarda, realizamos o concurso, fizemos o chamamento dos aspirantes, eles foram treinados e nesse treinamento já colocamos o armamento. A guarda é um instrumento importante da prefeitura que ganha reforço”, comentou o prefeito Junior da Femac (MDB), que esteve acompanhado na solenidade pelo prefeito eleito Rodolfo Mota (União Brasil), que relembrou que tem planos bem delineados para a GCM.
“Vamos transformar a GCM em uma verdadeira polícia municipal. Isso é um compromisso meu de campanha, de fazer uma revolução na segurança, e é o que vamos fazer”, afirmou, além de parabenizar os novos GCMs pela finalização do treinamento.
Com a formatura, a GCM passa a contar com 56 agentes. Os GCMs que concluíram o curso estão aptos a portar armas longas, como calibre 12, além de pistolas nos calibres.380 ou 9 mm. De acordo com Marcos José Facio, superintendente de Segurança, todos os guardas que passaram por exame psicológico, treinamento teórico sobre armamento, atendimento pré-hospitalar e obtiveram um aproveitamento mínimo de 70% na parte prática de tiro receberão suas armas.
Os guardas passaram por um treinamento abrangente, que incluiu 100 horas de aulas teóricas sobre o emprego de armas não letais e letais, além da prática de tiro, com um total de 300 disparos de pistola e 80 disparos de calibre 12. Com a conclusão do curso, a GCM está alinhada às exigências legais estabelecidas pela Lei Federal, representando um maior poder de enfrentamento ao crime.
Facio destacou que a segurança pública é uma preocupação constante em Apucarana, citando o aumento da violência na cidade. “Não podemos deixar agentes públicos correndo risco de não poderem se defender e auxiliar a população em casos extremos”, afirmou.
Os novos guardas começarão a portar armas assim que a documentação necessária for encaminhada à Polícia Federal, responsável pela emissão do porte de armas. A previsão é que essa autorização ocorra logo após a formatura, permitindo que tanto os novos quanto os antigos guardas estejam armados e preparados para atuar.