CIDADES

min de leitura - #

Hortas incentivam promoção da saúde mental em Apucarana

Da Redação

| Edição de 29 de agosto de 2023 | Atualizado em 29 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Hortas incentivam promoção 
da saúde mental em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O compartilhamento de experiências e potencial produtivo entre as integrantes do Programa Municipal de Hortas Solidárias da Prefeitura de Apucarana está agilizando a expansão das “Hortas Acolher”, direcionadas à promoção da saúde mental de pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde do município.

Atualmente está e estruturação a Horta Acolher junto à UBS Irmã Izília Folador, localizada no Residencial Fariz Gebrim, na região sul de Apucarana. Através de parceria com o Instituto Tecnológico de Economia e Desenvolvimento Social (ITEDES), a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), responsável pelo programa, promoveu nesta semana o repasse de 2.200 mudas de hortaliças, que já estão sendo plantadas em canteiros preparados na UBS por quatro famílias encaminhadas pelos profissionais da saúde e também pelos serviços da Semaf.

Segundo o prefeito Júnior da Femac, as hortas municipais visam a promoção da saúde, inclusão e bem-estar social, além de geração de trabalho e renda. “Uma iniciativa transformadora de vidas, que está em constante aprimoramento, sendo o foco atual a busca pela certificação dos espaços de produção como de cultivo orgânico”, ressalta o prefeito. 

A secretária da Semaf, Denise Canesin, frisa que todas as novas horticultoras da nova Horta Acolher fazem parte do Programa Municipal de Economia Solidária e Protagonismo Feminino. “Atualmente o Programa de Hortas Solidárias funciona em 36 locais, somando cerca de 16 mil metros quadrados de plantio. Mais de 2 mil pessoas são beneficiadas diretamente pelas atividades nas hortas”, afirma a secretária. 

Coordenadora do Programa, Maura Aparecida Fernandes de Oliveira relata que as mudas já em fase de plantio na UBS Fariz Gebrim são de alface, rúcula, salsinha, rabanete, brócolis e repolho. “Nesta etapa estão envolvidas na produção quatro famílias do residencial e, dentro de 45 dias, já será possível iniciar a colheita”, assegura a coordenadora.