CIDADES

min de leitura - #

Hospital da Acea completa um ano de funcionamento e 2,3 mil cirurgias

Da Redação

| Edição de 10 de outubro de 2025 | Atualizado em 10 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Instituição é administrada pelo Instituto Santa Clara e atende pacientes de Apucarana e região

OHospital Torao Tokuda, também conhecido popularmente por “Hospital da Acea”, está completando doze meses de funcionamento, sob a direção do Instituto Santa Clara. Neste período, já foram realizadas 12.622 consultas e reconsultas, 2.300 cirurgias e um total de 51.528 exames laboratoriais, tomografias, ressonâncias e outros procedimentos. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (10).

Segundo o Instituto Santa Clara já foram investidos de R$ 22 milhões, na reforma total e readequação do prédio, além de compra de mobiliário e equipamentos hospitalares. Desde o início da construção do prédio, em área da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) – denominado Hospital do Coração -, foram 17 anos de espera pelo funcionamento efetivo do novo hospital, agora focado em cirurgias eletivas em diversas especialidades médicas.

Na primeira semana de julho deste ano, o hospital deu início às cirurgias pelo Programa Opera Paraná, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A oferta de consultas pré-operatórias e uma variedade de exames começou em setembro de 2024, com um sistema de atendimento ambulatorial. Segundo o hospital, a estratégia era preparar e agendar as cirurgias, bem como organizar as filas em cada uma das especialidades médicas.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Santa Clara, Felipe Próspero Belo, atualmente o hospital mantém 62 leitos de internamento, 18 médicos e 84 funcionários. Ele destaca que a cada mês são oferecidas 7.256 refeições a pacientes, acompanhantes e funcionários.

“Nos próximos meses, vamos instalar um tomógrafo e um raio x, além de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos”, anuncia.

Conforme avalia ele, pacientes que esperavam há dois, três ou mais anos nas filas por cirurgias, agora passam a ser atendidos, gradativamente, com uma média de 750 cirurgias/mês para pacientes de Apucarana, Arapongas e Vale do Ivaí, além de outras regiões mais próximas, de acordo com a demanda.

O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, destaca que o Hospital Torao Tokuda, contratado diretamente pelo Governo do Estado, via Sesa, com total respaldo do governador Carlos Massa Ratinho Junior, está atendendo - 100% SUS -, pacientes da macrorregião de Apucarana, reduzindo as filas das cirurgias eletivas em diversas especialidades e sem custo para os municípios.

“Agradeço a diretoria da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), que representa a colônia japonesa de Apucarana, pelo acordo firmado para viabilizar o funcionamento do novo hospital. Cito ainda a importante mediação do acordo com a atuação do advogado Luis Carlos Leitão e do médico Hélio Kissina”, comenta Beto Preto. Conforme acrescenta o secretário, o hospital da Acea garante um importante reforço para atender a demanda de cirurgias não emergenciais de toda a macrorregião.

O novo diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Paulo Vital, avalia que “toda estrutura hospitalar e equipe mobilizada pelo Instituto Santa Clara vem funcionando com eficiência e qualidade. E, com os municípios organizando as filas por especialidades e encaminhando os pacientes, essa parceria com o Estado está se consolidando e atendendo a clientela do SUS.”

As especialidades médicas ofertadas pelo Hospital Torao Tokuda são ortopedia, oftalmologia, vascular, ginecologia, cirurgia geral, cirurgia urológica e otorrino.