OHospital de Apucarana está com 86% da obra executada, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (30) durante visita técnica acompanhada por profissionais da saúde e representantes de uma série de entidades, incluindo a Acia, Mitra Diocesana, Assembleia de Deus, 30º BIMec, Corpo de Bombeiros, Associação dos Engenheiros, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Crea-PR, Acea, APL de Bonés, Sindicato Rural e Sindspa, além da imprensa.
A segunda visita técnica às obras foi organizada pelo prefeito Junior da Femac, visando apresentar a estrutura da nova unidade hospitalar da cidade, que prestará atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O terceiro andar está pronto e os demais falta apenas a parte de acabamento, como pintura e forro. Em poucas semanas vamos entregar essa obra para a população de Apucarana. O Hospital de Apucarana vai realizar procedimentos de especialidades médicas para evitar que continuemos a colocar ônibus na estrada para que os pacientes realizem cirurgias em outras cidades”, afirma Junior da Femac.
O prefeito destaca que a obra do Hospital de Apucarana foi executada com recursos municipais, de aproximadamente R$ 23 milhões, mas obteve uma verba de R$ 4 milhões do governo federal.
Os visitantes, divididos em dois grupos, conheceram a estrutura do hospital, que inclui um centro cirúrgico e 58 leitos, além do Pronto Atendimento Infantil 24 Horas, que está sendo implantado no térreo do bloco principal. O prédio tem ampla acessibilidade e conta com rampas e dois elevadores já em funcionamento.
O terceiro e último andar está pronto. Este pavimento vai abrigar o centro cirúrgico composto de duas salas, 3 enfermarias (quartos com 3 a 4 leitos), sala de recuperação (pós cirurgia) e ainda um quarto de isolamento. Também estão prontas as instalações de ar condicionado, hidráulica, elétrica, gases medicinais, rede lógica e usina de oxigênio.
O prefeito reitera que o “Hospital de Apucarana vai possibilitar que cirurgias de média complexidade que hoje são feitas em outras cidades, sejam realizadas no nosso próprio município, sem tirar nenhuma atividade do Hospital da Providência.
Além do centro cirúrgico no terceiro andar, o Hospital de Apucarana vai dispor de 3 salas para realização de pequenas cirurgias ambulatoriais no primeiro andar.
Jeferson Ubiali, coordenador da regional do CREA-PR, em Apucarana, disse que se trata de uma obra bastante moderna. “Pelo que observamos, a estrutura atende todas as especificações técnicas exigidas e isso garante mais segurança a quem precisa de serviços de saúde. Os revestimentos são adequados em todos os aspectos para evitar o risco de infecção hospitalar”, avaliou Jeferson Ubiali. Ele destacou ainda que “a obra foi muito bem planejada, com ambientes climatizados, rede de oxigênio e que isso tudo melhora as condições de trabalho dos profissionais”.
Unidade terá duas entradas
O hospital tem área construída de 4.062,88 metros quadrados, sendo 2.616,90 metros de reforma e 1.445,98 metros de ampliação. O espaço destinado ao Pronto Atendimento Infantil terá entrada própria e atendimento 24 horas/dia.
Haverá duas entradas: uma pela Rua Miguel Simião, destinada aos pacientes, e a outra pela Rua Osvaldo Cruz, para ao acesso de funcionários e de serviços. Na lateral será disponibilizado um amplo estacionamento com 60 a 70 vagas de automóveis em terreno comprado pela prefeitura.
Na área completamente reformada de 2.616,90 metros, onde um dia funcionou o Hospital São José e depois abrigou a sede da Autarquia Municipal de Saúde, está concentrada a área médico hospitalar. O bloco 1.445,98 metros de ampliação é destinado aos setores de compras, depósito e uma parte da atividade administrativa.