A procissão de Corpus Christi em Apucarana vai retomar uma tradição. Após o reconhecimento da Catedral Nossa Senhora de Lourdes como Basílica Menor, a celebração deste ano será decorada exclusivamente com tapetes artesanais feitos com serragem tingida, pó de café, casca de ovo e sal grosso.
A técnica nunca deixou de ser usada, mas nos últimos anos a maioria dos tapetes era confeccionada em outros materiais, como papel, plástico e tecidos , sendo instalados no local no dia da procissão. Neste ano, serão 1.072 metros de tapetes, partindo do Complexo Esportivo Lagoão até a escadaria da catedral.
Cada uma das 14 paróquias incluindo a do distrito do Pirapó ficou responsável por 78 metros de extensão, utilizando sal grosso, serragem e outros materiais orgânicos na composição dos desenhos. A procissão com o Santíssimo Sacramento está marcada para acontecer após a missa solene, prevista para às 15h da próxima quinta-feira (19).
“A grande novidade é a união de todas as paróquias da cidade na confecção dos tapetes. Isso era um desejo do nosso bispo Dom Carlos. Será um momento de fé, partilha e também de reencontro com uma tradição que encanta pela beleza e pela catequese que ela transmite”, explicou o padre Rui de Oliveira Santos, decano da Diocese de Apucarana.
A confecção dos tapetes começa ainda na madrugada do dia da celebração, com o envolvimento das pastorais, catequistas, movimentos e famílias inteiras. Para proteger o asfalto e garantir a fixação dos materiais mais leves — como o pó de serra e a casca de ovo — será colocada uma lona ao longo do trajeto e os materiais serão umedecidos, garantindo sua fixação, mesmo diante dos vento.
O padre Valdecir Ferreira, cura da Basílica de Apucarana, destaca a importância simbólica da celebração. “Corpus Christi é a manifestação pública da fé na Eucaristia, no Corpo e Sangue de Cristo. É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. E fazer isso com a beleza dos tapetes é catequizar com arte e devoção”, pontua.
Os desenhos dos tapetes não são aleatórios. Cada paróquia irá representar seu padroeiro em um medalhão central, e o restante do percurso será decorado com elementos eucarísticos, geométricos e também com referências atuais, como os desastres no Rio Grande do Sul, demonstrando solidariedade e oração através da arte.
A participação popular é o que mantém viva essa expressão de fé. “O povo se envolve, se dedica, passa dias preparando o pó de serra, separando materiais. É bonito ver essa mobilização que ultrapassa o gesto simbólico e se torna um verdadeiro testemunho comunitário”, afirmou o padre Rui.
Neste ano, a organização do evento também levou em conta questões ecológicas e urbanísticas, com apoio da Prefeitura para garantir que toda a estrutura seja segura e sustentável. O trânsito no entorno da Catedral será parcialmente interditado durante a manhã e completamente bloqueado à tarde, para a realização da procissão com segurança.
Campanha arrecada alimentos
O Decanato de Apucarana promove na quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, uma ação solidária para arrecadar alimentos. A iniciativa, chamada Drive Thru dos Alimentos, convida a população a doar cestas básicas ou alimentos não perecíveis em três pontos da cidade. As doações poderão ser feitas das 8h às 15h nos seguintes locais: Catedral Diocesana, Paróquia Cristo Profeta e Ginásio de Esportes Lagoão. Nas duas paróquias, o sistema de coleta será no formato drive thru, facilitando a entrega sem a necessidade de sair do veículo.