A apucaranense Lara Gabriela Lavarias Marques, 15 anos, protagonizou um momento inesquecível ao dançar a valsa de sua festa de debutante com o irmão Heitor, de 7 anos. O menino possui uma síndrome genética raríssima e vive sob internação domiciliar. A participação dele na festa foi uma surpresa preparada pelos pais da jovem.
Heitor foi diagnosticado com Síndrome de Depleção de DNA Mitocondrial tipo 9 – Gene SUCLG1, uma condição com poucos registros no mundo, que exige cuidados médicos constantes e enfermagem 24 horas por dia. Por conta do quadro clínico, o menino só sai de casa em situações extremas.
A festa, realizada no último dia 24, ganhou repercussão após o vídeo da valsa circular nas redes sociais. O momento foi preparado em segredo pelos pais, Naiara Lavarias e Cleiton Marques.
“O sonho da Lara sempre foi que o irmão estivesse presente na festa. Esse foi, inclusive, um dos motivos dela não querer comemorar os 15 anos com festa. Estava tudo certo para irmos à Disney, mas, faltando 45 dias, ela mudou de ideia”, contou a mãe, Naiara Lavarias. “Quando ela decidiu que queria a festa, avisou ela sabia que o irmão não poderia estar lá. Mas nós, como pais, decidimos que só haveria festa se o Heitor entrasse para dançar com ela.”
A partir desse momento, a família iniciou uma verdadeira maratona para tornar o impossível em realidade. A operação para levar Heitor ao evento envolveu liberação médica, autorização do plano de homecare, contratação de UTI móvel com equipe completa, além da preparação do menino para os estímulos de luz e som da festa algo que ele nunca havia experimentado.
“Movemos céu e terra para que aquele momento acontecesse. Foram 45 dias de preparação, fé e muitas orações”, lembrou Naiara.
Heitor, calmo e atento aos estímulos, parecia compreender a importância daquele momento. “Ele entrou como um anjo. A valsa foi totalmente improvisada, mas perfeita. Um dos momentos mais lindos da minha vida”, diz. (LIS KATO)