CIDADES

min de leitura - #

Instituto Santa Clara inaugura Hospital da Acea no dia 23

Vitor Flores

| Edição de 12 de setembro de 2024 | Atualizado em 12 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Hospital da Acea, como tem sido chamado, vai voltar a funcionar em Apucarana. O gestor de saúde Glauber Garbim, do Instituto Santa Clara, instituição que vai administrar a unidade de saúde, confirmou em entrevista que o ambulatório estará ativo a partir do próximo dia 23 de setembro, quando acontecerá a inauguração oficial da estrutura.

O Hospital do Coração Torao Tokuda foi inaugurado em fevereiro de 2012 e funcionou como ambulatório – sem a realização de cirurgias - até agosto de 2014 em terreno da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), quando o convênio que mantinha com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) foi encerrado. Desde então, o local está fechado.

A reabertura foi possível graças a um acordo judicial firmado pela Fundação Vilela Batista, administrada pelo médico Randas Vilela Batista, e a Acea. O Instituto Santa Clara, segundo Glauber, investiu entre R$ 12 milhões a R$ 14 milhões para readequar o local e torná-lo apto para as atividades. “O investimento é entre as obras necessárias para questões sanitárias de acesso, investimentos imobiliários e em equipamentos”, disse o gestor.

Segundo o gestor, inicialmente o hospital vai funcionar com 56 leitos em sistema de média complexidade para realização de cirurgias eletivas em onze especialidades médicas, embora a estrutura tenha capacidade para mais de 100 leitos e UTI. “O hospital foi montado para atender integralmente em sistema SUS. A nossa expertise é justamente a oferta de cirurgias eletivas”, comenta o gestor. O Instituto Santa Clara administra 11 hospitais, sendo o de Apucarana o 12º.

Ele afirma que com o início do funcionamento do hospital em sistema ambulatorial, a expectativa é que os procedimentos sejam marcados em outubro para início das cirurgias em novembro.

A visita de trabalho do gestor do instituto foi acompanhada pelo deputado federal Beto Preto (PSD), que foi um dos interlocutores do acordo que permitiu a cessão do imóvel do hospital, que ainda pertence à Fundação Vilela Batista, ao Instituto Santa Clara. As negociações foram iniciadas há um ano, quando o deputado ainda ocupava o cargo de secretário de Estado da Saúde. “Acho que conseguimos juntar esforços de diversas frentes, incluindo a Fundação Vilela Batista e a própria Acea. E o resultado disso é algo que tem 16 anos e agora será concretizado. Agora Apucarana vai contar com um centro de cirurgias programadas através do programa Opera Paraná”, comenta, acrescentando que o Instituto Santa Clara já presta serviços à Secretaria de Estado da Saúde através de suas unidades em outras regiões do estado.