CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã completa hoje 63 anos e comemora condição de polo

Da Redação

| Edição de 18 de novembro de 2024 | Atualizado em 18 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ivaiporã comemora hoje 63 anos de emancipação política e administrativa. A celebração do aniversário, feriado municipal, ocorre durante a 20ª Expovale, com destaque para o show da dupla sertaneja Rio Negro e Solimões e a abertura do rodeio. A programação inclui ainda a instalação da Assembleia Itinerante, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), às 18 horas. (Veja no box).

O prefeito Carlos Gil (PSD) destaca o desenvolvimento da cidade, afirmando que Ivaiporã se consolidou como polo econômico, comercial, educacional e de serviços nos últimos anos.

Ele lembra que a cidade foi planejada desde sua fundação pelos irmãos Bráulio e Leovegildo Barbosa Ferraz, e destaca o planejamento urbano e o desenvolvimento da cidade ao longo das décadas.

“Ivaiporã foi criada como uma cidade personalizada, pensada para crescer de forma organizada e se diferencia pela visão dos fundadores, que enxergaram seu potencial desde o início. O planejamento de décadas atrás reflete nos avanços que vemos hoje”, pontua Gil.

Na área educacional, o município soma mais de 40 cursos, oferecidos por instituições como Universidade Estadual de Maringá (UEM), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Univale e Fatec Ivaiporã. Recentemente, foram liberados R$ 5 milhões para a criação de novos cursos na UEM, como nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional, além de ser o único município do Vale do Ivaí a oferecer o curso de medicina.

Na saúde, Ivaiporã se destaca com hospitais estruturados, como Hospital Bom Jesus, Hospital e Maternidade Ivaiporã, Hospital do Rim e o Hospital Regional, que apesar de não operar 100% da capacidade, já emprega 320 funcionários e reforça o acesso a serviços de alta complexidade. Para o próximo ano também há previsão de inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

“Com infraestrutura consolidada e serviços centralizados, os moradores da região têm mais qualidade de vida. Quem vive em cidades menores, pode resolver suas demandas aqui, sem precisar viajar longas distâncias”, destacou o prefeito.

Carlos Gil lembra que Ivaiporã segue avançando com projetos como duplicação de vias, construção de pontes e fortalecimento de órgãos regionais, a cidade mantém sua vocação de atender e reafirma seu papel como referência no Vale do Ivaí e região central do Paraná.

“O futuro de Ivaiporã é promissor, seguindo a visão de seus fundadores e beneficiando toda a região”, concluiu o prefeito.

EXPOVALE

O aniversário de Ivaiporã está sendo comemorado em grande estilo durante a Expovale. Já passaram pelo palco da exposição Michel Teló, Gustavo Mioto e Aline Barros. Ontem à noite estava previsto o show de Ana Castela. Hoje, a apresentação fica a cargo de Rio Negro & Solimões e amanhã, no encerramento, do cantor Dilsinho (20).

Município recebe Assembleia Itinerante

Ivaiporã vai receber hoje a 15ª edição da Assembleia Itinerante, com a presença de vários deputados estaduais que atendem o Vale do Ivaí e a região central do Estado. A instalação da sessão vai ocorrer durante a 20ª Expovale - Exposição Agropecuária e Industrial de Ivaiporã, a partir das 18 horas, no Recinto de Leilões do parque.

O prefeito Carlos Gil (PSD) comemora a vinda da Assembleia Itinerante para o município. “A instalação da Assembleia em Ivaiporã proporciona várias atividades significativas, como ouvir as demandas, necessidades e potencialidades dos 26 municípios da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). A coleta de informações permite que os deputados lutem por causas junto ao governo. Afinal, é a população de cada região que melhor conhece as próprias necessidades”, avalia o prefeito.

Carlos Gil afirma que iniciativa de aproximar o Poder Legislativo das administrações municipais e das pessoas amplia o debate com a sociedade. “A presença da Assembleia Legislativa permite que a população se aproxime e compreenda melhor o funcionamento das leis – como são feitas, alteradas e o papel dos deputados”, assinalou.