CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã garante unidade da Casa da Mulher Paranaense

Da Redação

| Edição de 20 de agosto de 2025 | Atualizado em 20 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, anunciaram ontem a construção de 30 novas Casas da Mulher Paranaense, fruto de um investimento de R$ 64,5 milhões. O objetivo é capilarizar os serviços de fomento ao protagonismo feminino. Na lista de municípios beneficiados está Ivaiporã, no Vale do Ivaí.

O programa estadual prevê que as casas funcionem como espaços multifuncionais que oferecerão qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e atendimento multidisciplinar, além das ações de proteção e prevenção à violência contra a mulher.

“É um compromisso que nós temos de fortalecer cada vez mais a mulher paranaense. Será um espaço com um olhar cuidadoso para a mulher, tanto na questão da violência doméstica, de proteção, mas também será um lugar de preparo profissional, para que ela possa crescer, se desenvolver e conquistar independência financeira”, afirmou Ratinho Junior.

Para receber os investimentos, os municípios fizeram contrapartidas locais, como a disponibilização dos terrenos com capacidade para receber a estrutura estadual, demonstração de capacidade técnica e compromisso com a manutenção dos serviços oferecidos. A previsão é de que as 30 casas sejam entregues até 2026. “Essas primeiras 30 casas, que serão construídas em diversas cidades, vêm para consolidar as oportunidades que as mulheres terão de vencer a violência, fortalecer sua autonomia e, principalmente, conquistar independência financeira”, destacou Leandre.

IVAIPORÃ

A vice-prefeita de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy ressaltou o impacto social do projeto. “Ivaiporã tem trabalhado fortemente na promoção da igualdade e na defesa das mulheres. Agora, com a Casa da Mulher Paranaense, teremos um equipamento completo, preparado para cuidar, capacitar e dar independência às mulheres de Ivaiporã”, disse.