CIDADES

min de leitura - #

Infrações de trânsito têm queda de quase 50% em Apucarana neste ano

Cindy Santos

| Edição de 19 de agosto de 2025 | Atualizado em 19 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana registrou uma queda de 49,5% no número de infrações de trânsito neste ano. Dados da plataforma de Estatísticas do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostram que, entre janeiro e julho, foram 7,7 mil infrações, uma redução significativa em comparação aos 15,3 mil registros no mesmo período do ano passado.

Para o secretário municipal de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), major Vilson Laurentino da Silva, a queda pode estar ligada ao período de adaptação do novo sistema de estacionamento rotativo implantado em março deste ano. Durante a fase de transição para o aplicativo “Estacione Legal”, as cobranças da Zona Azul foram suspensas.

“Inicialmente, houve um período de adaptação de aproximadamente três meses entre a assinatura do documento e a implementação do aplicativo de estacionamento rotativo. Durante esse tempo, o prefeito priorizou a orientação da população sobre o novo sistema e não houve cobrança”, disse ele.

No ano passado, estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo gerou 719 infrações entre janeiro a julho, número que caiu para 251 no mesmo período deste ano, uma redução de 65% no comparativo. O estacionamento em vaga de carga e descarga também caiu de 1,7 mil para 720, queda de 58,6%. Outra infração que apresentou queda foi o uso do celular ao volante que passou de 1,4 mil para 606, queda de 58%.

Outras condutas infracionais mais registradas neste ano são o não registro da transferência de propriedade de veículos, falta do cinto de segurança e estacionamento em calçada.

Conforme o Detran, 611 processos de penalidades foram instaurados neste ano, resultando na suspensão de 518 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) por acúmulo de pontos. Outros 65 documentos sofreram suspensão direta e 24 foram cassados. A grande maioria dos processos envolve condutores homens (57%), com 50 anos ou mais. As mulheres correspondem a 24% das penalidades.

IMPACIÊNCIA NO TRÂNSITO

Na opinião do secretário, a impaciência dos motoristas leva à maioria das infrações de natureza grave e gravíssima, que colocam vidas em risco. “Existe muita falta de paciência e de cordialidade no trânsito. As pessoas sempre estão com correndo e acabam cometendo infrações”, reitera.

Silva destaca que neste ano, a secretaria realizou diversas ações de conscientização em alusão ao Maio Amarelo, com palestras em escolas e empresas, além da criação de uma escolinha de trânsito. “Também houve a instalação de um novo sistema semafórico que previne vários acidentes e auxilia muito a trafegabilidade de veículos”, destaca o secretário.