CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã inicia nova etapa da revitalização da área central

Da Redação

| Edição de 22 de julho de 2025 | Atualizado em 22 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã segue com as obras da 3ª etapa do projeto de revitalização urbana conhecido como Centro Novo. A fase contempla a Avenida Souza Naves – entre a Torre Eiffel e o Colégio Estadual Barão do Cerro Azul. A obra integra o plano de requalificação do centro da cidade, promovendo mobilidade, lazer e qualidade de vida para moradores e visitantes.

O projeto prevê a conexão entre os extremos da cidade por meio de ciclovias e ciclofaixas. A ideia é criar um percurso contínuo que permita ao cidadão circular com segurança entre o Jardim Nova Porã, passando pelos Terminais Rodoviário e Urbano, UPA 24, IAT, Apae e retornando à Casa Esperança.

Segundo o prefeito Carlos Gil, a obra faz parte do mesmo pacote de investimentos viabilizados com recursos do deputado estadual Ademar Traiano. “Iniciamos o Centro Novo 3 com o objetivo de transformar mais um eixo importante da cidade. O trecho da Avenida Souza Naves estava com calçadas deterioradas, dificultando o trânsito de pedestres. Agora, será totalmente requalificado com ciclovia, acessibilidade nas quadras, paisagismo, iluminação em LED e calçadas seguras”, explicou o prefeito.

Segundo o prefeito, será possível atravessar Ivaiporã de ponta a ponta pedalando ou caminhando com conforto e segurança. “É um avanço significativo na mobilidade urbana e na valorização das vias públicas”, completou Carlos Gil.

Os trabalhos foram iniciados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, com serviços de poda, limpeza e retirada de árvores condenadas ou que comprometem a implantação da infraestrutura.

De acordo com o secretário Jefferson Palopoli, o impacto ambiental será mitigado por ações positivas. “A cada árvore retirada, plantamos pelo menos 5. Além de corrigir questões de acessibilidade, vamos intensificar a arborização urbana com espécies adequadas e de grande valor paisagístico”, garantiu Jefferson Palopoli.