CIDADES

min de leitura - #

Jandaia do Sul inicia obras de ampliação do aterro sanitário

Adriana Savicki

| Edição de 17 de janeiro de 2024 | Atualizado em 17 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Jandaia do Sul inicia obras de ampliação do aterro sanitário

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Jandaia do Sul deu início ao processo de expansão do Aterro Sanitário Municipal. Instalado na Estrada Velha, o aterro está ganhando uma segunda trincheira. A obra, que está sendo realizada com mão de obra municipal, tem um investimento estimado em meio milhão de reais vai ampliar e capacidade de funcionamento da unidade por mais 10 anos.

Segundo a gestora ambiental de Jandaia do Sul, Elizabete Souza, a primeira vala do aterro está trabalhando no limite da capacidade. “A legislação também prevê que as valas tenham uma vida útil de 10 anos”, comenta. 

A nova vala tem 90m x 22 m e a obra está em fase de terraplanagem. Na próxima etapa, o local será impermeabilizado e ganhará sistemas de drenagens. “Já licitamos gel membrana,  tubos e outros materiais para a próxima etapa da obra e eles devem chegar dentro de 15 dias”, afirma. 

O município tem uma produção de resíduos de cerca de 16 toneladas por dia e a previsão é que a nova trincheira comece a receber material em março.

O prefeito Lauro Junior, que realizou uma visita técnica na obra, destaca que o projeto se encontra devidamente licenciado junto aos órgãos ambientais competentes. “Esta iniciativa visa não apenas atender as demandas da população, mas também prioriza a minimização do impacto negativo ao meio ambiente, alinhando-se com restrição às normas ambientais vigentes”, destacou.

Segundo o prefeito, a expansão do aterro reflete o compromisso do município de Jandaia do Sul em promover uma gestão ambientalmente responsável e sustentável, priorizando a qualidade de vida da população.