Apucarana está deixando tudo pronto para a retomada das aulas para o segundo semestre, que recomeçam no próximo dia 28 na rede municipal de ensino. Os educadores estão passando por dois dias de capacitação, iniciada ontem, reforçando o compromisso da atual gestão com o aperfeiçoamento e a valorização profissional. A 2ª Jornada Pedagógica foi aberta nesta quinta-feira e a programação inclui palestras, formações e capacitação.
O evento conta com a presença de 1.200 profissionais da educação e a abertura foi prestigiada por diversas autoridades, como o prefeito Rodolfo Mota e o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Paulo Rogério do Carmo, e a secretária de Educação, Ana Paula do Carmo Donato. A jornada acontece no Clube de Campo Água Azul e marca o planejamento para a retomada das aulas.
O prefeito Rodolfo Mota salientou que Apucarana é referência em educação e que, para manter essa posição de destaque, é essencial a união e o trabalho em equipe. “A missão do educador é a missão de todos nós. Quando trabalhamos juntos, todos ganham: alunos, professores, a comunidade e a cidade”, afirmou.
A secretária de Educação e diretora-presidente da AME, professora Ana Paula, avaliou os primeiros 101 dias letivos como desafiadores, mas positivos. “Foram dias de muita adaptação e planejamento. O nosso foco foi otimizar o tempo dos professores”, ressaltou, agradecendo o empenho dos educadores e o apoio da equipe.
O secretário de Estado do Trabalho elogiou a organização da jornada e reforçou a importância de dividir responsabilidades com os pais. “As famílias muitas vezes depositam toda a expectativa nos professores. É preciso somar as dores, dar boas condições a quem educa e garantir que Apucarana continue sendo referência no Brasil”, afirmou Do Carmo.
A palestra de abertura foi “Do Balbucio à Leitura: Construindo a Fluência Leitora da Creche ao 5º Ano”, com Brunela Santos, que é educadora infantil, pedagoga e bióloga, com especialização em psicopedagogia clínica e institucional. Hoje, o destaque será a formação sobre a Lei Lucas, que tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica. A capacitação será ministrada pelo Samu.