CIDADES

min de leitura - #

Juiz da Comarca de Apucarana prega paz no processo eleitoral

Edison Costa

| Edição de 04 de outubro de 2024 | Atualizado em 04 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ojuiz da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana, Rogério Tragibo de Campos, que atende também os municípios de Cambira e Novo Itacolomi, disse esperar que as eleições deste domingo, quando serão eleitos novos prefeitos, vices e vereadores, ocorram num clima de paz e tranquilidade, como têm ocorrido em eleições anteriores. “Pelo menos até o momento não tivemos nenhuma ocorrência que possamos dizer que foi fora daquilo que esperávamos”, observou.

Neste domingo, tanto o juiz como o promotor eleitoral Gustavo Fernandes Marinho vão acompanhar de perto o processo eleitoral nas três cidades da Comarca. Ambos estarão de prontidão para receber qualquer denúncia de irregularidade, assim como as autoridades de segurança pública estarão preparadas para intervir em caso de infração eleitoral.

Durante todo o transcorrer da campanha eleitoral, que se iniciou em agosto, de acordo com o juiz, a conduta dos candidatos e apoiadores ocorreu dentro do limite esperado. O que houve foi apenas denúncias de propagandas irregulares, em torno de 150 recebidas pelo aplicativo Pardal, e umas vinte representações eleitorais contra candidatos a prefeito e a vereador, a maioria já julgada.

“Que neste domingo as disputas fiquem no campo político e que a eleição ocorra como sempre ocorreu aqui em Apucarana, tranquila, de modo que todos possam votar de forma ordeira e, ao final do dia, nós tenhamos eleitos aqueles candidatos que os eleitores escolheram”, comenta.

A votação ocorrerá das 8 às 17 horas. Após encerramento, as mídias serão encaminhadas ao Fórum Eleitoral, onde serão processadas e apurados os resultados. A expectativa do juiz é que até as 19 horas já se tenha conhecimento dos novos prefeitos e vereadores eleitos na Comarca.

URNAS A CAMINHO

Segundo o juiz, as 345 urnas, juntamente com as cabines, serão levadas para as seções de votação a partir das 7 horas da manhã deste sábado (05) por veículos da Agência dos Correios de Apucarana, escoltados pela Polícia Militar. São 32 locais de votação em Apucarana, três em Cambira e um em Novo Itacolomi.

Ao todo, vão atuar no processo eleitoral nas três cidades 1.232 mesários, 125 administradores de prédio, 43 coordenadores de acessibilidade e 38 auxiliares de serviços eleitorais.