O encanador e empreendedor apucaranense David Angelo e Silva tinha uma ideia: localizar vazamentos de forma mais precisa e, assim evitar quebra-quebra na hora de consertar tubulações. Essa é a nova base do seu negócio, que teve sua trajetória registrada no Livro do Microcrédito da Fomento Paraná, publicação em parceria com o Sebrae e a Mais Finanças, que traz 28 cases de sucesso.
A história começa a ser contada em 2022, quando Angelo procurou o Banco da Mulher, que funciona na Prefeitura de Apucarana e foi atendido pela agente de crédito Edi Arcas Aquino. “Havia procurado informações em bancos comerciais, mas não recebi a atenção necessária no meu momento empresarial”, observa Angelo.
O empreendedor afirma que optou pelo microcrédito chamado Micro Fácil, sendo que o valor do empréstimo foi de R$ 12.500. “Parcelei em 33 vezes, com três meses de carência, e já estou terminando de quitar o empréstimo. Com os recursos liberados, adquiri um desentupidor de tubulação e um geofone eletrônico para localização de vazamentos”, revela.
Os equipamentos permitem localizar os vazamentos no encanamento. “Percebi que esse serviço poderia solucionar um grande problema dos clientes, que estavam preocupados com o aumento da sua conta de água por causa de vazamentos. Além dos benefícios aos clientes e ao meio ambiente, consegui também aumentar em mais de 50% o meu faturamento”, relata, acrescentando que a nova tecnologia aplicada passou a representar um diferencial no mercado.
Além do carisma e do amor pelo que faz, o que também chamou a atenção da agente de crédito Edi é que o empreendimento atendia os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, especialmente o ODS 6, referente à água potável e saneamento. Na publicação, Edi relata como a experiência de agente de crédito transformou a sua vida. “Durante 9 anos trabalhei em bancos comerciais e por 5 anos fui gerente de agência de um grande banco nacional. O que mais me frustrava no trabalho é que as metas e desempenho da agência tinham que estar, muitas vezes, à frente das necessidades dos clientes”, conta.
Segundo o prefeito Junior da Femac, o Livro de Microcrédito está na sua quarta edição e foi oficialmente apresentado no Encontro Estadual de Agentes de Crédito, ocorrido no final de novembro, em Foz do Iguaçu.
O prefeito lembra que somente em 2024 o Banco da Mulher e a Sala do Empreendedor já liberaram mais de R$ 1,6 milhão em microcrédito. “As operações realizadas colocam Apucarana no top 3 do microcrédito no Paraná. Desse montante, 61% atenderam mulheres e 39% homens. Os recursos contribuem para alavancar os pequenos negócios e o resultado desse trabalho poderá ser conferido nesta publicação, que serve de modelo e inspiração para empreendedores de todo o Paraná”, assinala Junior da Femac.