CIDADES

min de leitura - #

Mais de 53% dos apucaranenses vivem em união conjugal, diz IBGE

Gabrielly Campos

| Edição de 05 de novembro de 2025 | Atualizado em 05 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná está entre os três estados com os maiores percentuais de pessoas vivendo em união conjugal no Brasil. Segundo dados do módulo Família e Nupcialidade do Censo Demográfico 2022, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 55,3% dos paranaenses declararam viver em união conjugal, o que representa 5,51 milhões de pessoas. O Estado aparece atrás apenas de Santa Catarina (58,4%) e Rondônia (55,4%), sendo um dos mais ‘casamenteiros’ do País. Em Apucarana, não é muito diferente. O índice de pessoas vivendo em união conjugal é próximo do estadual. Segundo o IBGE, 61.237 moradores do município vivem em união conjugal, o que representa 53,82% da população com mais de 10 anos de idade.

O levantamento mostra que as uniões civis e religiosas — quando o casal oficializa o relacionamento tanto no cartório quanto na igreja — ainda predominam em Apucarana: mais de 30 mil pessoas vivem sob esse regime, mais da metade do total. As uniões consensuais, quando duas pessoas moram juntas sem formalizar o casamento, representam 28,5% do total. Já os casamentos apenas no civil correspondem a 19,3%, enquanto as uniões somente religiosas são as menos comuns, com 1,9%.

A faixa etária mais comum entre os casados é de 40 a 44 anos, enquanto os casados no civil e religioso estão majoritariamente entre 50 e 54 anos. No caso das uniões estáveis, o perfil é mais jovem: a maior parte das pessoas nessa situação tem entre 25 e 29 anos.

Entre os moradores que nunca viveram em união conjugal, o número chega a 31.214 pessoas, o que equivale a 27,4% da população.

O Censo também revela o perfil das famílias do município. Em Apucarana, há 28.924 famílias, das quais 20.065 não têm filhos. Outras 6.277 famílias têm um filho, 2.270 têm dois e 313 contam com três filhos nessa faixa etária. Quando o IBGE soma as famílias formadas por casais sem filhos, estão incluídos nessa categoria os lares nos quais moram apenas os dois cônjuges.

PARANÁ

Entre os municípios do Estrado, Boa Esperança do Iguaçu, na região Sudoeste, é o campeão paranaense das uniões conjugais, com 66% das pessoas vivendo com cônjuge ou companheiro. Na outra ponta, Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, registrou o menor percentual, com 50,2%.

O levantamento também mostra mudanças na configuração das famílias paranaenses. Das 2,6 milhões de famílias com responsável e cônjuge, 68,8% não possuem filhos, o que confirma a tendência nacional de redução no número de famílias com crianças.

Pela primeira vez, o País registrou menos da metade das famílias formadas por casais com filhos. No Paraná, 22,6% das famílias têm um filho, 7,3% têm dois e apenas 1,2% possuem três ou mais, segundo o IBGE.