CIDADES

min de leitura - #

Mais de 7 mil estudantes fazem prova do Enem na região neste domingo

Cindy Santos e Gabriela Jacuboski

| Edição de 07 de novembro de 2025 | Atualizado em 07 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 7,3 mil estudantes da região farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que começa neste domingo (9). As provas ocorrem em Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Jandaia do Sul e Mauá da Serra. Nesta primeira fase, além das 90 questões de linguagens, códigos, ciências humanas, os candidatos terão que produzir uma redação de até 30 linhas. A segunda parte da prova será no próximo domingo (16), com mais 90 questões de matemática e ciências da natureza.

Considerada uma das partes mais temidas e desafiadoras da prova, a redação vale, sozinha, mil pontos fixos e pode elevar significativamente a nota final do candidato, sendo um fator decisivo para a aprovação em universidades.

Segundo o professor de literatura e produção textual, Bruno Augusto Monteiro Gonçalves, é difícil apostar em possíveis assuntos que podem ser cobrados nesta edição do exame, contudo, aconselha aos estudantes a se atentarem aos assuntos que estão em alta. Outra dica é se concentrar no processo de estruturação da redação, trabalhando conectivos, tópicos frasais, contextualização de ideias e proposta de intervenção.

“A proposta de redação do Enem sempre se baseia em elementos sociais, problemas da sociedade, por isso eles devem ser resolvidos. Algumas questões que estão bastante comentadas esse ano podem ser dicas interessantes para os alunos, como a questão das deficiências ocultas, jogos de azar, a adultização, o apagão de professores, entre outras ideias que podem auxiliar os estudantes, assim como os estudos nas áreas de humanidades”, sugere o professor.

Entre os estudantes que farão a prova neste domingo está Lívia da Silva que participou de um aulão gratuito promovido pela Câmara Municipal de Apucarana em parceria com o TetraMais Vestibulares. O evento reuniu cerca de 400 estudantes de escolas públicas e privadas no Cinema XV, no Shopping CentroNorte entre quinta e sexta-feira.

“Minha rotina vem sendo bem puxada, mas com esse aulão acredito que trará uma facilidade para minha vida como vestibulanda”, comenta a estudante que pretende ingressar no curso de farmácia.

DESCANSAR É

FUNDAMENTAL

O professor de história Sidnei Guerra aconselha a manter a calma e aproveitar o último dia para descansar ou revisar o conteúdo. “Curta o que você aprendeu. Se achar melhor descansar, beleza, se está meio inseguro, revise. Mas revise em cima de exercícios. Porque com os exercícios você vai entender que a interpretação é o ponto fundamental”, orienta.

O coordenador do cursinho Tetramais, Bruno Lacerda, reforça que a véspera do Enem não é dia para “ir para balada”. “Véspera de prova, é importante ter tranquilidade, descansar, ter bastante serenidade, ficar em casa. Não é hora de sair, de ir para a balada, de ir para a festa. Se alimentar bem, com bastante energia, para que no dia possa suportar uma prova, que é bastante extensa e cansativa. Então a dica é se preservar”, salienta.

E durante a prova, o caminho é solucionar primeiro as questões que o aluno sabe a resposta. “A primeira varredura resolve aquilo que sabe. Ficou com dúvida, pula a questão e depois retorna. As questões que você realmente não sabe deixe para o final. Afinal de contas, se não houver tempo, chutar não vai causar grande prejuízo”, aconselha.

Outra dica é preencher o gabarito enquanto resolve a prova. “Não deixe para preencher tudo no final, porque depois o tempo pode apertar, e o aluno se desespera e pode ser que isso provoque vários erros”, aconselha.

Dados do Painel Enem 2025 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que Apucarana tem 2.527 inscritos no Enem, seguido por Arapongas com 1.972, Ivaiporã com 1.477, Jandaia do Sul com 914 e Mauá da Serra com 495 totalizando 7.385 inscrições na região.