A Secretaria Municipal de Saúde de Marilândia do Sul já retirou mais de 62 mil ovos do mosquito Aedes Aegypti por meio da utilização de ovitrampas. Distribuídas estrategicamente, essas armadilhas monitoram a presença do mosquito e direcionam ações de controle para as áreas de maior risco no município, atuando diretamente na redução da proliferação do vetor. Ao atrair as fêmeas para depósitos, a secretaria realiza a coleta antes da eclosão dos ovos; Para o ano de 2026, a Secretaria de Saúde ampliou o projeto com a instalação de novas armadilhas nos distritos ao redor da cidade.
Polo UAB de Apucarana oferta pós-graduação
A coordenação do polo apucaranense da Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB) informa que estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos do Campo. A formação será ofertada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na modalidade de Educação a Distância (EaD), com encontros presenciais obrigatórios no polo, e representa uma importante oportunidade de qualificação gratuita para profissionais da educação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 5 de fevereiro de 2026, por meio do formulário disponível no site da UFPR. O Polo UAB Apucarana contará com 30 vagas.
Motorista é detido após fugir de acidente
Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta terça-feira (20), no bairro Centauro, em Arapongas, terminou com um motorista preso e outro ferido. De acordo com a Polícia Militar (PM), a batida aconteceu no cruzamento da Rua Pomba Asa Branca com a Rua Surucuá. O condutor de um Honda Civic teria atingido a lateral de um Ford Focus. Com o impacto, o motorista do Focus ficou preso às ferragens do veículo. Após a colisão, o motorista do Civic fugiu a pé, sendo detido posteriormente com sinais de embriaguez. O condutor ferido foi encaminhado ao Honpar e o outro motorista para Central de Flagrantes.
Homem é atendido após ser agredido por ex-companheira
Um homem de 26 anos precisou de atendimento médico na tarde desta terça-feira (20) após ser agredido pela ex-companheira em Apucarana. O caso de violência foi registrado por volta das 13h na Vila Nova. De acordo com a Polícia Militar (PM), que foi acionada para prestar apoio aos socorristas do Siate, a vítima relatou que a mulher foi até o local para confrontá-lo, pois não aceitava o fim do relacionamento. O encontro logo evoluiu para uma discussão. Em determinado momento, a autora se armou com uma garrafa de vidro quebrada e atacou o rapaz. Em decorrência da agressão, ele sofreu ferimentos nas mãos e nas costas. A vítima recebeu os primeiros socorros da equipe do Siate ainda no local.